quinta-feira, 21 de outubro de 2010

BELEZA E BEM-ESTAR

Nem sempre uma consulta
ao dermatologista é uma questão de saúde física. Muitas vezes, trata-se de uma questão de bem-estar, que não deve ser confundida com pura vaidade. Sentir-se bem com o corpo, com a pele e com os cabelos, contribui muito para o equilíbrio psicológico.
Segundo a dermatologista Maria de Lourdes Maia Abreu “as mulheres buscam mais a dermatologia estética, mas os homens também já procuram essa especialidade”.
O desejo de uma pele perfeita, clara, sem manchas ou sinais, leva muitas pessoas ao dermatologista. “Existem vários procedimentos a oferecer nesse sentido, que funcionam de forma muito precisa, como medicamentos tópicos, laser e peeling”. Ela explica que os ácidos são muito usados, os preenchedores também, tanto tópico quanto injetável. “Nem todos são adequados; cada caso é um caso.” A Dra. Maria de Lourdes afirma que, do laser para ajudar nas rugas, no rejuvenescimento, nas cicatrizes, aos peelings, todos os procedimentos são procurados, por homens e mulheres, mas já existem clínicas só de homens, porque a procura vem se acentuando”.
Em relação à existência de alguma grande novidade na área da dermatologia estética, ela explica: “Antes, os preenchimentos eram feitos apenas com injetáveis, mas as pomadas e os cremes estão evoluindo. Demoram um pouco, porém se vê resultado”.
Para os homens, a queda de cabelo é uma grande preocupação e isso pode ser uma questão dermatológica, afirma a médica. E sobre o avanço da medicina, em relação a calvície ela diz: “Algumas pessoas que faziam tratamento para o coração com um determinado medicamento tinham a impressão que o cabelo estava crescendo”. Ela relata que esse remédio, que era, normalmente, usado na dose de 6mg, passou a ser usado na dose de apenas 1 mg, e com bons resultados. Segundo ela, já foram relatados problemas quanto à função erétil com o uso dessa medicação, mas que regridem com a suspensão do tratamento. “Essa substância se chama finasterida”, afirma. Ela alerta, porém, que o uso deve ser acompanhado por um dermatologista, e nunca por conta própria.
Imagem: fornecida pela Dra. Maria de Lourdes

Nenhum comentário:

Postar um comentário