sábado, 16 de outubro de 2010

COLETA SELETIVA DE LIXO: VITAL PARA O PLANETA

Embora a maioria de nós não tenha plena consciência desse fato, a coleta seletiva de lixo é primordial na sustentabilidade do Planeta e, consequentemente, na sobrevivência de nossa espécie. A conservação da natureza e de um ambiente saudável e abundante para as próximas gerações é responsabilidade de todos. Visando a obter esclarecimentos sobre como é feita a coleta em nossa cidade, procuramos a Clin, Companhia de Limpeza Urbana de Niterói, e contatamos a Dra. Silvia Pires, bióloga e responsável pela Reciclin, setor de reciclagem da Empresa.
A coleta seletiva na cidade começou em 1991 de forma experimental no condomínio Grotão, em Itaipu, mas somente se destacou junto à população com melhor infra-estrutura em 1997.
A COLETA SELETIVA PORTA A PORTA
A Dra. Sílvia fez questão de explicar como funciona a coleta seletiva: “primeiramente tem que haver a conscientização por parte da população em separar e destinar seus resíduos recicláveis adequadamente. A coleta reciclável porta a porta é realizada para grandes geradores, como prédios e condomínios, através de uma rota pré-estabelecida.” Interessante ressaltar que os bairros mais engajados são aqueles que possuem maior concentração de comércio e casas, como Icaraí, Santa Rosa e Itaipu.
OS ECOPONTOS
O contribuinte pode também entregar seus resíduos em um dos Postos de Entrega Voluntária – Ecopontos - distribuídos pela cidade. Segundo a Dra. Sílvia, há grandes condomínios que fazem isso. “A Clin, em parceria com a Ampla, incentiva os pequenos geradores a destinar seus resíduos recicláveis a um desses Ecopontos, com a possibilidade de trocá-los por descontos na conta de luz”, explicou a bióloga.
COLETA DE RECICLÁVEIS É PEQUENA
A Clin coleta aproximadamente 250 toneladas/mês, ou seja, 3.000 toneladas/ano de recicláveis, o que representa cerca de 2% de todo resíduo domiciliar recolhido na cidade. Na visão do jornal EI!, esse percentual é muito baixo, principalmente se levarmos em conta os Estados Unidos, que reaproveitam mais da metade do lixo que geram. O Japão, a Alemanha e a Holanda, entre outros, também apresentam índice de reciclagem muito maior.
NÃO AO CRESCIMENTO DOS LIXÕES
A coleta seletiva é uma alternativa correta para que não sejam enviados resíduos sólidos recicláveis para os lixões que produzem efeitos perversos, como os que acabamos de vivenciar em nossa própria cidade. Assim, é urgente o engajamento de todos, cooperando com a Clin para o aumento do percentual de aproveitamento do material reciclável, em Niterói.
PARA PARTICIPAR DA COLETA
Contate a Clin, efetue o cadastro e obtenha as devidas informações.
e-mail: clin@clin.rj.gov.br, telefone 0800 22 2175 ou carta para a Rua Indígenas, 72, São Lourenço, Niterói, RJ.
ROTEIRO DA COLETA PORTA A PORTA
2ª feira: Icaraí, Santa Rosa, Fonseca e Ingá; 3ª feira: Região Oceânica, Centro, Ponta d`Areia, Ilha da Conceição e São Francisco; 4ª feira: Icaraí, Pendotiba, Barreto e Santa Bárbara; 5ª feira: Região Oceânica e Santa Rosa; e 6ª feira: Icaraí, Ingá, Itacoatiara e Engenho do Mato.
Imagem: Eco-Clin do Largo da Batalha, fornecida pela CLIN

Nenhum comentário:

Postar um comentário