sábado, 9 de outubro de 2010

HORTO BOTÂNICO DE NITERÓI – CAMINHANDO COM AR PURO

O Horto Botânico de Niterói, situado na Alameda São Boaventura, 770, no bairro de Fonseca, que abriga uma infinidade de plantas e árvores como pau-ferro, jacarandá mimoso, palmeira-real, chapéu de Napoleão, sem contar o raro pau mulato, é um lugar maravilhoso para ser freqüentado por estudiosos de botânica. Excelente também para professores estudarem junto com seus alunos, não só botânica, mas também o zelo que devemos ter pela natureza, da qual nós, seres humanos, fazemos parte.
CAMINHANDO COM O AR PURO DA NATUREZA
Atualmente fala-se muito em “stress”, problemas cardíacos, respiratórios, psicossomáticos, e exercícios como caminhadas são recomendados como formas de prevenção e recuperação física e mental.
Ocupando uma área superior a 250 mil metros quadrados, com trilhas e alamedas ora subindo, ora descendo, cercadas de árvores altas e copadas que parecem querer tocar o céu, o Horto é um lugar bastante agradável e reconfortante para se caminhar ou correr. No Parque, conviver com a natureza e o ar puro é a principal opção de lazer disponível, fato que se observa nas atitudes e expressões de seus freqüentadores.
A CAMINHADA E SEUS BENEFÍCIOS
Segundo fontes do Ministério da Saúde, caminhar meia hora por dia, contribui para diminuir os níveis de colesterol; fortalecer a estrutura óssea e os músculos; reduzir a possibilidade de problemas cardíacos e controlar a pressão arterial. Outros benefícios da caminhada são a melhoria do bem estar mental e físico, da qualidade do sono, além de contribuir para o equilíbrio do peso.
Para melhor aproveitar a caminhada é importante verificar o uso de roupas e calçados adequados; hidratar-se antes e após o exercício; não se exceder, considerando que cada pessoa tem capacidade diferente de se exercitar; não efetuar caminhadas muito longas, principalmente após as refeições, percebendo que todo excesso é prejudicial; e consultar um médico, caso tenha sentido dores no peito, náusea ou tontura ao caminhar ou já tenha apresentado doença grave.

Nenhum comentário:

Postar um comentário