quinta-feira, 21 de outubro de 2010

LESÕES DE JOELHO EM ATLETAS DE FUTEBOL

Ser profissional na área dos esportes é o sonho de muitos jovens. Mas não é uma vida fácil. No futebol, por exemplo, as lesões de joelho são um problema relativamente comum entre os jogadores.
Profissionalização precoce
Os jogadores estão entrando cada vez mais precocemente em equipes profissionais e, dessa forma, sendo submetidos, sem sequer estarem com a parte muscular e óssea totalmente desenvolvida, a um intenso trabalho de preparação física. Segundo o Dr. Francisco de Paula Paranhos Neto, ortopedista e traumatologista da Clínica Artro, em Icaraí, a preparação física é sempre importante, mas independente da faixa etária, se o sistema músculo-esquelético for solicitado acima do que o organismo está preparado para suportar, os problemas poderão ocorrer. “Cada atleta deve aprender a respeitar os seus limites físicos, nas suas diferentes fases de preparação”, declara.
O movimento do giro
No futebol, existe um movimento importante, que consiste no giro. Para o Dr. Francisco essa jogada característica do futebol pode ser prejudicial ao joelho do atleta. “A partir do momento em que o giro ultrapassa a resistência dos meniscos e dos ligamentos, respectivamente amortecedores naturais e estabilizadores estáticos dos joelhos, pode haver uma ruptura parcial ou total dos mesmos”, afirma.
Principais traumas causadores da lesão de LCA
Dr. Francisco diz que os principais traumas que promovem a lesão do LCA são pelo fato de que no futebol o atleta é obrigado a imprimir velocidade na corrida e de repente realiza uma mudança na trajetória para efetuar um drible. Ele explica: “Na hora em que o atleta faz a mudança de base, há uma desaceleração com um relaxamento do quadríceps e dos músculos ísquio-tibiais. O jogador gira sobre o eixo do seu joelho e nesta hora a alavanca de força ultrapassa os limites da resistência ligamentar, ocorrendo, dessa forma, a ruptura”. Existem várias técnicas cirúrgicas para tratar as lesões do ligamento cruzado anterior do joelho, mas, segundo o ortopedista, atualmente, as técnicas artroscópicas são as minimamente invasivas e as de melhor recuperação.
O fator de crescimento
Dr. Francisco diz que uma técnica que já é realidade nesse sentido é a produção, em laboratório, de uma cultura de células cartilaginosas, a partir de um pequeno fragmento de cartilagem doado do paciente, que vai depois ser transplantada para o mesmo, para cobrir lesões cartilaginosas circunscritas no joelho”.
O caso Ronaldo – tratamento correto e muita garra
Ronaldo, o “Fenômeno”, é um jogador que já teve lesões bastante graves nos dois joelhos. Em todas essas situações, se disse que esse atleta nunca mais jogaria futebol profissionalmente, mas em todos esses momentos o jogador deu a volta por cima. Questionado sobre se existe um motivo específico para tal surpreendente recuperação, Dr. Francisco diz: “O Ronaldo, o “Fenômeno”, é um atleta de alto nível, de grande habilidade, técnica e explosão muscular, mas lhe falta o alongamento. Como atleta de alto nível foi exigido, cobrado, quem sabe até mais por si próprio do que pelos treinadores, equipe e dirigentes. Seus músculos e tendões foram sobrecarregados, levando a inflamações crônicas, as quais facilitaram as rupturas tendinosas. Ter recebido o tratamento cirúrgico e fisioterápico adequado foi extremamente importante para a sua recuperação, mas o que foi decisivo no seu retorno foi a sua superação pessoal, garra, dedicação e determinação”.
Imagem: cedida pelo Dr. Francisco Paranhos

Nenhum comentário:

Postar um comentário