quinta-feira, 14 de outubro de 2010

PROFESSOR: AGENTE DA TRANSFORMAÇÃO

Em Outubro, comemora-se o dia da Criança (12) e do Professor (15). Isso não é por acaso. A relação criança/professor inicia muito cedo, é longa e de aprendizagem  mútua. Uma criança tem muito a aprender com o professor, mas como disse Guimarães Rosa, “Mestre não é aquele que sempre ensina, mas aquele que de repente, aprende.” Se estivermos em verdadeira relação com o outro, seremos capazes de aprender, até mesmo com bebês. Isso pode, e deve acontecer no ambiente escolar.
Nos dias de hoje, as crianças passam a conviver com a figura do professor com poucos meses de vida, quando são encaminhadas para a creche, onde passam o dia inteiro.  A primeira palavra e os primeiros passos, muitas vezes, acontecem fora do lar.
Aos quatro anos, são matriculadas na Educação Infantil. Nesta idade, precisam ser bem orientadas, pois muito do que for assimilado nessa etapa servirá de base para toda sua vida. A curiosidade e a vontade de fazer movem os pequenos.  A cada momento, novas descobertas são absorvidas, em um processo natural de aprendizagem. Nesta fase, o professor deve estar atento às manifestações de ciúme, raiva e competitividade, normalmente apresentadas. Se mal conduzidas e não compreendidas, poderão transformar-se em problemas futuros. É preciso trabalhar com as crianças atitudes como cooperação, respeito e afetividade.
Aos seis anos, é a fase da alfabetização. Um mundo novo se apresenta. É o mundo da leitura, da escrita... dos números... Tanta coisa a ser vivenciada a cada etapa; tanta experiência a ser trocada com colegas que podem ser transformados em amigos para sempre.
Durante todo o processo de escolaridade, a figura do professor estará presente. A responsabilidade de quem opta pelo magistério é imensa. Quem faz essa escolha precisa ter consciência de que seu papel não é só o de preparar para conquistar bons resultados nas provas ou no mercado de trabalho, mas principalmente, é o de conduzir o aluno para além do universo do conhecimento formal e educá-lo em sua totalidade: intelectual, física e emocional. É religar o ser humano a todas as manifestações de vida na Terra, possibilitando o surgimento de uma nova sociedade.
Em tempo de acelerada evolução tecnológica, é preciso deixar claro que o verdadeiro agente da transformação social é o professor. Por isso, os pais devem buscar, para os seus filhos, não só uma escola bem equipada, moderna, que utilize métodos “revolucionários”, mas dar preferência ao estabelecimento que ofereça um quadro de profissionais inteligentes, bem preparados e sensíveis no trato com os alunos.
Imagem: Professora Yonara Costa e seus alunos, fornecida pela Professora Yonara

Nenhum comentário:

Postar um comentário