domingo, 10 de outubro de 2010

SABORES DO JAPÃO

Pode acreditar: é possível fechar uma animada noite de sábado, no Rio de Janeiro, sem cerveja, futebol e samba.
Nem o frio, nem o vento, que chegaram à cidade no fim de semana prolongado, afastaram o público do evento Sabores do Japão, promovido pela Associação Nikkei Rio. A festa aconteceu na Tijuca, dia 9 de outubro.
Um variado cardápio da culinária nipônica era servido em tendas arrumadas na área externa do local. O sakê esquentava o corpo e acompanhava pratos como o shiogayake (um tipo de churrasquinho temperado com gengibre) e o yatori (a versão do mesmo, em frango). O sushi e o temake também estiveram presentes. Para sobremesa, entre outras, sobressaiu a deliciosa banana caramelada. Para os não adeptos dos pratos japoneses, havia opções ocidentais.
Entre uma delícia e outra, que eram degustadas em mesas arrumadas no salão ou embaixo de uma grande tenda branca, os presentes eram convidados para apresentações tipicamente japonesas: o Taiko (tambores japoneses) e o Shishimae (dança do Leão). Foram instantes de encantamento! Na exibição dos tambores, movimentos de grande força se intercalavam com movimentos delicados, produzindo um som incrível. Às vezes, uma flauta era introduzida modificando a perfomance do espetáculo. Já o Shishimae foi um show de graça e alegria para todos. Entre os artistas, jovens japoneses e brasileiros unidos por uma bela e saudável atividade.
Por algum tempo, uma parte do céu se abriu, e uma pequena nesga da lua crescente veio espiar a beleza das apresentações.
Ao final, o apresentador se despediu prometendo outros encontros. Fique atento! É um programa imperdível!
Imagem: Maria Lúcia Soares

Nenhum comentário:

Postar um comentário