segunda-feira, 22 de novembro de 2010

HÁ DISCRIMINAÇÃO RACIAL NA INDÚSTRIA DA MODA?

Existe, principalmente entre jovens, a idéia de que a vida de manequins e modelos fotográficos é relativamente fácil e só há glamour. Trata-se de um tremendo engano. O trabalho é duro, as exigências quanto à altura, peso etc são rigorosas, horas sem fim de preparação... Enfim, não é para qualquer uma ou um.
Entretanto, a situação costuma se tornar crítica quando se trata de mulheres de cor. É o que retrata o documentário “The Colour of Beauty” que examina o racismo na indústria da moda: Renee Thompson tenta se tornar uma top model no mercado nova-iorquino e tem atributos para isso. Porém, é uma modelo negra em um mundo onde a mulher branca é o padrão de beleza. As agências pouco contratam modelos negras e, quando o fazem, desejam que elas se pareçam com jovens brancas mergulhadas em chocolate.
O chocante documentário é parte de uma série de 11 curtas elaborados para encorajar o debate e o diálogo sobre o racismo no mercado de trabalho, produzido pela National Film Board of Canada, com a participação da Human Resources and Skills Development Canada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário