segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

CCS – AJUDA A IDENTIFICAR FRAUDES COM SEU CPF/CNPJ

Não é incomum acontecerem fraudes, por exemplo, na abertura de contas de depósitos ou na realização de empréstimos junto a bancos. Se você deseja saber se houve algum uso indevido de seu CPF/CNPJ para abertura de contas ou outro tipo de relacionamento com as instituições financeiras ou se há registros de contas de depósito ou de ativos financeiros sob a forma de bens, direitos e valores mantidos por você ou por alguém que você represente legalmente (pai, mãe etc), consulte o CCS.
O CCS é um sistema, administrado pelo Banco Central do Brasil (Bacen), onde constam essas informações, a partir de 01/01/2001, fornecidas pelas instituições autorizadas a funcionar pelo Bacen (bancos, financeiras etc), relativas a seus clientes. O cadastro não contém dados de valor, mas fornece a data de início do relacionamento com a instituição e, se for o caso, a data de encerramento. Aí, a pessoa saberá a qual instituição se dirigir para obter as informações detalhadas.
As instituições vinculadas a entidades de classe (ABBC, Abbi, Anbid, Asbace e Febraban) deverão contatá-las para obter esclarecimentos de dúvidas sobre o CCS. Os demais clientes devem utilizar o Fale conosco do Bacen - para as informações não disponíveis na seção Serviços ao cidadão do site do Bacen. Podem também, devidamente identificados, consultar os dados de seu CPF/CNPJ ou de seus representados junto às Centrais de Atendimento ao Público do Bacen ou até obter os dados relativos a pessoas já falecidas que não deixaram informações que possibilitem saber com quais instituições financeiras operavam.
Bacen: Atendimento telefônico: 08009792345. Atendimento pessoal: Av. Presidente Vargas, 730, Rio de Janeiro, RJ. Site: www.bcb.gov.br
Informações também pelo nosso e-mail: eientretenimento@globo.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário