sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

CHUVAS: É MUITO GRAVE A SITUAÇÃO EM SERRAS DO RIO DE JANEIRO

Além das perdas de vidas humanas, que já ultrapassam a 500 pessoas, os danos materiais causados pelas chuvas no Estado do Rio de Janeiro, principalmente em Nova Friburgo, Teresópolis, Itaipava e outras localidades são enormes. A Presidente da República já sobrevoou o local e assumiu a parcela de responsabilidade do Governo Federal no auxílio às vítimas: mais de sete toneladas de medicamentos e insumos, suficientes para atender 45 mil pessoas por um mês, já foram enviados ao Estado do Rio pelo Ministério da Saúde. Hospitais federais estão com esquema especial de atendimento às vítimas (no município do Rio, ressalte-se: Andaraí, Bonsucesso, Cardoso Fontes, Lagoa, Ipanema e dos Servidores). O envio de médicos e enfermeiros para a região das enchentes está sendo determinado.
Em Teresópolis, cujo centro da cidade foi preservado, a Unidade de Pronto Atendimento voltou a funcionar e hospitais filantrópicos da região terão aporte financeiro para ampliar o atendimento. Em Nova Friburgo, o governo estadual montará um hospital de campanha, com financiamento do Ministério da Saúde. Componentes da Força Nacional de Segurança Pública estão embarcando desde quinta-feira para ajudar nos resgates de vítimas na região serrana do Estado. O Governo do Estado está remetendo bombeiros militares – especialistas em resgates – policiais militares e também peritos para auxiliarem na identificação dos corpos. Os Ministérios da Integração e dos Transportes estão liberando recursos para atender à população e diminuir os transtornos ambientais e materiais das regiões atingidas.
Canais de televisão estão contribuindo, com mensagens de artistas de renome solicitando auxílio e indicando maneiras para que nós, população, possamos cooperar. Entre eles, acesse www.globo.com/videoshow e verifique modalidades de contribuição e maneiras de fazê-lo. Supermercados, postos rodoviários e diversos abrigos estão recebendo donativos para ajudar as vítimas da chuva na Região Serrana do Rio de Janeiro. Os desabrigados e desalojados precisam de doações de água potável, alimentos, roupas, cobertores, colchonetes e itens de higiene pessoal, como sabonete, pasta de dente e fralda descartável. Quem puder, procure o lugar mais favorável para contribuir.
Agora é o momento certo de mostrarmos que somos verdadeiramente solidários com nossos semelhantes.
Imagem: Agência Nacional

Nenhum comentário:

Postar um comentário