sábado, 12 de fevereiro de 2011

ILUSÃO DA VIDA FÁCIL

Muitos garotos, em todo o mundo, sonham em viver como jogadores de futebol. Mas esse é um sonho difícil, muitas vezes, de ser realizado. Poucos conseguem e raros chegam ao sucesso. A vida de glamour e muito dinheiro, como é o caso de jogadores como Kaká, Ronaldinho Gaúcho (foto) e Cristiano Ronaldo, entre outros, é uma coisa que ocorre para poucos. No Brasil, mesmo os clubes de maior expressão passam por sérias dificuldades, com salários atrasados durante meses. Imagine então como é a vida de um jogador de um clube pequeno. Mesmo tornando-se jogador, precisa ter outra ocupação para complementar a renda e assim sobreviver. Para ser um jogador profissional, a vida exige muito esforço e sacrifício. Não é raro o aspirante a jogador ter que abrir mão dos estudos para tentar a carreira no esporte. A pressão é muito grande, pois desde criança o garoto sabe que precisa passar por um funil para chegar a um time grande e depois, ao futebol europeu, sonho máximo da atualidade. Vários garotos tornam-se, desde cedo, a única esperança de uma vida melhor para toda a família, diz Humberto Peron, no artigo "Vida de jogador não é fácil". No mesmo artigo, Peron diz que menos de 10% dos jogadores profissionais do Brasil naquela época conseguiam ganhar mais de um salário-mínimo e que a classe dos jogadores estava passando a enfrentar um novo problema, antes restrito a outras categorias profissionais: o desemprego, atingindo naquele momento 15% dos filiados ao Sindicato dos Jogadores Profissionais. Certamente, esse panorama não mudou nos últimos anos.
Os jogadores de sucesso não conseguem levar uma vida normal, pois são incomodados pela torcida organizada, pela imprensa, por pedidos de autógrafos e fotografias, em qualquer lugar que vão. Esse é o preço do sucesso.
Qualquer jogador pode ser herói numa partida e o maior vilão da derrota de sua equipe na partida seguinte. A pressão é então muito grande em todos os sentidos. Preocupa-me bastante o fato de milhões de garotos, em todo o mundo, apostarem todo seu futuro na possibilidade de ser jogador de futebol, pois, se não der certo, como fica a situação? Será, por tudo que foi analisado neste artigo, que esse sonho de tantos milhões de garotos vale a pena?
Imagem: niveshsamadhan.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário