terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

MERCADO DE SÃO PEDRO (3) - OS FREGUESES

Celebridades e chefes de cozinha ilustres preferem fazer suas compras nas primeiras horas do dia escolhendo peixes, camarões e condimentos, antes da chegada do grande público. Hamilton, do box 135, afirma que muitos globais passam por seu estabelecimento como Juliana Paes, Viviane Araújo e Marcos Oliveira – o Beiçola. Entre os jogadores de futebol cita o Romário, o Beto (ex-Botafogo) e Jairzinho. Achiles, da peixaria São Pedro, tem barco próprio e afirma fornecer para grandes restaurantes do Rio: “o Satiricon e o Antiquarius são meus fregueses. Também atendemos alguns restaurantes da Barra, de Petrópolis, de Rio das Ostras e de Macaé.” Diante da variedade de oferta expostas nos balcões, muitos buscam orientação com os pescadores e os vendedores dos boxes. São dourados, robalos, namorados, xereletes, atuns, salmões e anchovas com guelras ainda vermelhas, o que comprova o frescor do produto. Os crustáceos como lagostas, lagostins e camarões são muito procurados; os moluscos, polvos e lulas, também têm grande saída.
Às oito horas fregueses já se espalham pelo corredor do mercado e à medida que a manhã avança, o mercado fica mais movimentado. São clientes assíduos que se misturam a donas de casa e turistas. Wilton Rosa mora em São Gonçalo, mas vem comprar peixe para a família em Niterói: “Toda semana passo aqui. Peixe, além de gostoso, é saudável”, afirma. Na hora da compra, a negociação é rápida e termina sempre com uma boa pechincha. Vera Lucia compra camarão em uma barraca e peixe na outra. A de peixe está cheia; ela aguarda com paciência. Negocia e garante quase dez por cento de desconto. “Sou cliente certa”, explica.
Por todo esse sucesso, os peixeiros são gratos ao Padroeiro dos Pescadores, em homenagem ao qual erigiram a capela da foto.
Imagem: Capela em homenagem a São Pedro - foto de Rafael Sardenberg

Nenhum comentário:

Postar um comentário