terça-feira, 8 de março de 2011

DIA DA MULHER (2)

No dia 8 de março de 1857, mulheres operárias de uma fábrica de tecido de Nova Iorque, fizeram uma grande greve para reivindicar melhores condições de trabalho e equiparação de salário com os homens. Tal atitude foi reprimida de forma brutal: as grevistas foram trancadas dentro da fábrica que foi incendiada causando a morte de cerca de 130 mulheres.
No ano de 1910, durante uma conferência na Dinamarca, ficou decidido que o 8 de março passaria a ser o Dia Internacional da Mulher. Tal ato só foi oficializado em 1975 através de decreto da ONU (Organização das Nações Unidas).
O objetivo da data não é apenas comemorar, mas principalmente debater o papel da mulher na sociedade que, apesar dos avanços, ainda sofre violência no trabalho e, às vezes, até no ambiente familiar.
No Brasil, um grande marco dessa luta aconteceu em 24 de fevereiro de 1933, quando a mulher conquistou o direito ao voto. Em fevereiro de 2011, 78 anos depois, uma mulher, Dilma Rousseff, está à frente do governo brasileiro. O lema de seu governo é “Brasil, país rico é país sem miséria”. Prometendo combater a pobreza no país com investimentos em educação e a valorização do professor, em seu discurso de posse ela afirmou que para existir ensino de qualidade o professor precisa ser tratado como autoridade da educação e ter remuneração adequada.
Que o trabalho desta mulher faça deste país uma nação economicamente próspera e socialmente justa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário