terça-feira, 8 de março de 2011

MARTA E O SEGREDO DO SUCESSO

Diferentemente do que muitos pensam o futebol feminino não é um esporte recente. A primeira partida entre mulheres foi disputada em Londres, em 1898, entre Inglaterra e Escócia; no Brasil, aconteceu em 1921 na cidade de São Paulo. Não havia times oficiais, e o jogo foi disputado entre moradoras da Ilha de Santa Catarina, parte de Florianópolis e de Tremembé, no interior de São Paulo.
Na atualidade, o Brasil tem uma das melhores equipes, além de Estados Unidos e Alemanha. Em relação a clubes, o futebol feminino brasileiro apenas engatinha, com a Copa do Brasil começando a ser disputada apenas em 2007, o que faz com que a maior parte das jogadoras da Seleção Brasileira atue no exterior. As equipes campeãs da Copa do Brasil de futebol feminino foram: MS/Saad (2007), Santos (2008 e 2009) e Duque de Caxias (2010).
E entre todas as jogadoras de futebol feminino do mundo, uma está a anos-luz, a frente das outras: a brasileira Marta Vieira da Silva, conhecida apenas como Marta, eleita cinco vezes consecutivas a melhor jogadora do mundo pela FIFA. Mas qual o segredo de tanto sucesso? Marta declara: “No começo encaravam mesmo como esporte masculino e era esquisito ver mulher jogando futebol. Eu tive realmente que brigar com os meninos, bater de frente com eles para que eles pudessem me aceitar no time para jogar com eles. Na época, não havia muitas mulheres para participar do time e nem todas tinham o interesse de praticar o esporte”.
Explicação do sucesso: Marta, além do talento inato, por ter jogado muito com meninos, tem maior preparo físico do que as outras jogadoras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário