quinta-feira, 31 de março de 2011

MEDICAMENTO CONTRA A AIDS DISPONÍVEL

Segundo o Ministério da Saúe, todas as 700 unidades dispensadoras de medicamentos do Brasil já estão abastecidas com o medicamento antirretroviral atazanavir 300 miligramas. O remédio, utilizado no tratamento da Aids, é fornecido pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Há quantidade suficiente para abastecer o Brasil até meados de junho. Outros 2,9 milhões de cápsulas, também do primeiro lote, aguardam certificação do Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde e devem ser entregues nas próximas semanas.
Uma segunda remessa da formulação de 300mg, com 4,9 milhões de cápsulas, está prevista para chegar ao País até o fim de abril. O terceiro e quarto lotes do medicamento deverão ser entregues no segundo semestre, em agosto e dezembro. Atualmente, 33.250 pessoas com Aids tomam o atazanavir 300mg no Brasil. A droga é utilizada, geralmente, em pacientes adultos que estão começando o tratamento. O medicamento existe, também, na formulação de 200 miligramas, cujo estoque está regularizado em todo o País. Aproximadamente 7,5 mil pacientes utilizam a formulação de 200mg.
Todos os portadores do HIV residentes no Brasil que desenvolvem a doença recebem os medicamentos por meio do SUS. Atualmente, 200 mil pessoas recebem os antirretrovirais. Metade deles é produzida por laboratórios nacionais e a outra metade é importada – como é o caso do atazanavir.
Fonte: Secom.
Imagem: carbonario.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário