domingo, 20 de março de 2011

TRATANDO OS CABELOS DEPOIS DO VERÃO

O verão é a estação mais esperada do ano. É também o período em que boa parte da população curte suas férias. Com os termômetros ultrapassando os 40 graus, nada mais lógico que praias e piscinas façam parte da programação. Com a chegada do outono, uma das preocupações é recuperar os cabelos. O sol, o sal e o cloro estão entre os fatores que mais prejudicam os fios. Muitas vezes é preciso um tratamento de choque para devolver às madeixas o brilho e a maciez perdida.
Segundo João Veiga, cabeleireiro do Centro de Beleza Squasso é impossível curtir praia e piscina sem danificar os cabelos: “Tem fios que sofrem mais impacto. Os cabelos tingidos, com química, as escovas com produtos para alisamento tudo isso faz com que o cabelo fique mais sensível.” Mesmo quem passa o verão longe da praia e da piscina também vai sentir alguma mudança, alerta João. “Os fios sentem o impacto do sol e da poeira, então é preciso proteger antes e depois da exposição. Para prevenir, nunca descuidar da hidratação. De vez em quando uma massagem em casa e também, às vezes, alguma coisa com o profissional.”
Depois de feito o estrago, melhor não arriscar e correr atrás de um bom profissional. Só ele é capaz de analisar o tipo de perda, indicar o tratamento adequado. “Há uma gama enorme de produtos e cada caso é um caso” lembra o profissional. Em alguns casos o resultado é quase imediato; em outros é preciso um pouco de paciência. “Nem todo fio recebe o tratamento da mesma forma: alguns cabelos recuperam rapidinho; outros são mais demorados e têm aqueles que precisam de tratamento sempre. Aliás, todos necessitam”, afirma.
Segundo o cabeleireiro, “os cabelos ressecados são os que necessitam de cuidados mais constantes. Já os oleosos precisam de proteção nas pontas e, vez por outra, um tratamento específico.”
Com o avanço da tecnologia, novos produtos para o cuidado dos cabelos são lançados com formulação e componentes mais modernos. “Mas a escolha vai em função do tipo de cabelo da pessoa.”
A nanotecnologia chegou a esse mercado e vem prometendo milagres, mas João da Veiga não invalida os tratamentos do tempo da vovó. Quando perguntado sobre os benefícios do ovo, do mel e da babosa, foi firme: “Apesar de constituído por células mortas, os fios absorvem os nutrientes através de sua porosidade e fecham suas escamas”.
Resta saber, quem vai trocar produtos maravilhosos da moderna cosmetologia para besuntar a cabeça com mel ou ovo e ficar horas com toalhas quentes ou touca elétrica. Ainda bem que isso é coisa do passado.
Modelo – Flávia.
Cabelo – João Veiga.
Squasso Centro de Beleza – Icaraí. Tel.: 2611-1050.
Foto: Rafael Sardenberg.

Nenhum comentário:

Postar um comentário