sexta-feira, 15 de abril de 2011

FAUNA AMEAÇADA - MAPEAMENTO

Atlas da Fauna Ameaçada de Extinção, produzido pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e lançado na última segunda-feira (11), aponta mais de 1300 registros sobre 314 espécies de animais em estado de risco no Brasil. O levantamento foi feito para avaliar a eficiência do Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC) na proteção de espécies existentes em 194 unidades de conservação (UCs) federais do País.
Segundo o presidente do ICMBio, Rômulo Mello, ao divulgar as informações para toda a sociedade, a instituição pretende atrair a comunidade acadêmica para auxiliar na proteção da fauna ameaçada. "Este documento permitirá um avanço de forma qualificada no processo de conservação. Permite ainda à sociedade brasileira saber onde estão as UCs e quais espécies estão vivendo nestes locais. Os dados contribuem ainda para a criação de UCs e para o reforço e implementação de pesquisas nestas áreas protegidas”.
A publicação está disponível no portal do ICMBio, no formato PDF, e será distribuída para todos os centros de pesquisas e UCs. Os interessados podem contatar a Coordenação Geral de Espécies Ameaçadas do instituto.
Revista e site - Foram lançados também, na última segunda-feira, a revista eletrônica Bio Brasil, sobre biodiversidade brasileira, e o novo portal na internet do ICMBio (www.icmbio.gov.br). A revista Bio Brasil é voltada à divulgação de informações técnico-científicas sobre manejo e conservação das espécies ameaçadas de extinção e das áreas protegidas federais. Acessando o novo portal, o usuário poderá ter acesso a fotos e informações das 310 unidades de conservação federais em todo o País.
Fonte: Secom.
Imagem: www.econewsbrasil.org

Nenhum comentário:

Postar um comentário