quinta-feira, 7 de abril de 2011

PALESTRA EDUCAÇÃO E CIDADANIA

Nesta quinta-feira, às 14h, aconteceu, no teatro da UPPES, na Rua LaSalle, 22, no Centro de Niterói, a palestra Educação e Cidadania, realizada pelo jornalista Adolfo Martins (foto), presidente do Grupo Folha Dirigida.
O jornalista começou a palestra explicando aos alunos da EM Alberto Torres, em uma linguagem bem didática, o que é cidadania, que é a pessoa ter direito às necessidades básicas, como educação, saúde, habitação, e disse que para exercê-la, é preciso ter boa educação, que, segundo ele, vem dos bons professores.
De acordo com Adolfo Martins, a Internet vem revolucionando a comunicação no mundo, e foi a grande responsável pela revolução que levou à renúncia do presidente Hosni Mubarak no Egito, que, por viver em uma ditadura, não tinha imprensa livre. Ele afirma que para o exercício da cidadania, imprensa livre é essencial.
Adolfo afirma que, no Brasil, a cidadania não é exercida por todos, pois há um descasamento entre a fala do político e o programa de políticas públicas. O país é, agora, a 7ª economia do mundo, mas tem apenas o 76º índice de desenvolvimento humano (IDH).
Imagem: Marcelo Motta

Nenhum comentário:

Postar um comentário