segunda-feira, 30 de maio de 2011

VOCÊ DORME NA POSIÇÃO CORRETA?

O posicionamento errado da cabeça e das curvas da coluna é o responsável pelo aparecimento de sintomas como tensão na região cervical e ombros, dores na região lombar e pernas. Dicas simples que você pode adotar para evitar dores ou lesões futuras.
O posicionamento errado da cabeça e das curvas da coluna é o responsável pelo aparecimento de sintomas como tensão na região cervical e ombros, dores na região lombar e pernas.
Dicas simples que você pode adotar para evitar dores ou lesões futuras: o colchão deve estar dentro da validade e na densidade adequada para o seu peso. O tamanho correto para o travesseiro deve ser medido com a pessoa em pé e sua espessura deve corresponder à distância entre a cabeça e a ponta do ombro.
Mas como devemos dormir para evitar danos a nossa coluna?
Dormir na posição lateral (posição fetal) é a melhor forma, porque a coluna fica mais protegida e a ainda ajuda àquelas pessoas que sofrem de refluxo gastroesofágico e distúrbio do sono.
Na foto um dos braços está sobre o peito e o outro não está embaixo do travesseiro. Além disso, por ela ter as pernas finas e pouca "gordura" nos joelhos, é recomendado o uso de uma almofada bem fina entre eles. Quem tem pernas mais gordinhas não precisa colocar a almofada entre as coxas.
Dormir de barriga para cima é indicado para pacientes no leito, mas se você só consegue dessa forma o travesseiro deverá ser mais fino para evitar forçar as estruturas da coluna cervical. É importante colocar travesseiros atrás dos joelhos para que eles fiquem ligeiramente dobrados para não forçar a coluna lombar. Deve-se ter um cuidado especial nessa posição porque quando ficamos de barriga para cima, a gravidade empurra a língua fazendo a pessoa roncar ou ter apinéia (parada respiratória).
Dormir de forma correta além de diminuir dores e prevenir lesões, te deixará com mais disposição e saúde no seu dia a dia e, para quem quer perder peso, estudos revelam que um bom sono ainda ajuda a emagrecer.
Dicas da Dra. Dra. Agnes Luciana Souza de Mendonça - Fisioterapeuta
Especialista em Disfunções temporomandibulares (DTM) e R.P.G. Original
Pós-graduada em traumo-ortopedia com ênfase em anatomia e biomecânica
Tel: (21) 8787.6422- agneslucianafisio@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário