quarta-feira, 1 de junho de 2011

ESCOTEIROS:MUTIRÃO NO HORTO NO DIA DO MEIO AMBIENTE

Ação ajuda na conscientização ecológica e na aquisição de hábitos saudáveis
Mais de 300 escoteiros vão realizar um mutirão de limpeza no Horto do Fonseca, neste domingo, 05 de junho, Dia do Meio Ambiente. O objetivo da iniciativa é conscientizar a população sobre os riscos da presença do lixo no local e estimular a preservação da área a fim de eliminar focos de doenças e evitar a proliferação de ratos. Desde 1982, os jovens do 49º Grupo Escoteiro Professor João Brazil promovem ações ambientais na região. Desta vez, os escoteiros do bairro contarão com o apoio de Grupos Escoteiros das cidades de Maricá, São Gonçalo e Rio de Janeiro, além de outros participantes de Niterói.
No último sábado, 28 de maio, cerca de 50 escoteiros de Niterói e Maricá fizeram um plantio de mudas no Morro do Jacaré, em Pendotiba. As ações se inserem no escopo do XX Mutirão Nacional Escoteiro de Ação Ecológica cujo tema este ano é "Parques, praças e áreas verdes: abrace esse espaço!". A cada ano, o projeto mobiliza aproximadamente 60 mil escoteiros em todo o país.
Para Mônica Fiorentino, coordenadora adjunta do Distrito Escoteiro de Niterói, os eventos contribuem para a recuperação da biodiversidade. “Essas iniciativas ajudam na manutenção dos ecossistemas de nossa cidade. São ações que buscam proteger o meio ambiente e estimulam a participação comunitária. Os moradores costumam elogiar o trabalho que os escoteiros organizam nesse sentido”, explica Mônica.
Aberto à participação da comunidade, a ação de cunho ambiental no horto terá inicio às 9 horas com uma “Varredura Ecológica” a fim de retirar todo o lixo de pequeno e médio porte deixado no local pelos seus frequentadores. Para realizar a retirada do lixo, os escoteiros utilizarão sacos plásticos biodegradáveis e luvas. Estima-se a retirada de 300 quilos de lixo durante o evento, em especial itens como: canudos de refrigerante, pontas de cigarros, latas e plásticos em geral.
À tarde, a turma que está “Sempre Alerta” vai fazer o plantio de centenas de mudas de árvores nativas da Mata Atlântica na área de horto. Para encerrar o evento, será inaugurado o “Canteiro Escoteiro”, espaço de preservação que será mantido por meio de um projeto de educação ambiental liderado pelos jovens do próprio grupo.
Durante esta semana, os escoteiros estão participando das atividades da Semana do Meio Ambiente em parcerias com outras instituições. Neste sábado e domingo, dias 04 e 05 de junho, de 9 h às 11 h, os escoteiros também vão estar envolvidos com a campanha de educação ambiental na Praia de Icaraí, em frente à Reitoria da UFF e no Campo de São Bento, respectivamente.
Imagem: Escoteiros após mutirão no Horto em 2010,cedida União dos Escoteiros do Brasil - Região Rio de Janeiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário