sexta-feira, 17 de junho de 2011

MÉDICOS PODEM QUITAR DÍVIDA COM FIES TRABALHANDO

Médicos agora podem quitar dívida com Fies trabalhando em municípios de extrema pobreza
Entre os critérios que definirão os municípios estão o percentual da população residente em área rural e de beneficiárias do Bolsa Família.
Estão definidos os critérios para áreas prioritárias e especialidadesMédicos formados por meio do Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (Fies) vão poder quitar o valor devido em menos de dez anos, sem nenhum desembolso, mas preenchendo necessidades do Sistema Único de Saúde. A portaria nº 1.377, publicada na última terça-feira (14), divulga os critérios tanto para definir as especialidades médicas prioritárias para a rede pública quanto os de municípios com maior dificuldade para fixar esses profissionais no Programa Saúde da Família. Entre eles, a definição será por percentual da população em extrema pobreza habitante naquela região. A portaria é um desdobramento da Lei nº 12.202, de 14 de janeiro de 2010, que garante o benefício, a partir de regulamentação do ministério.
Os médicos que ingressarem em equipes de Saúde da Família nas regiões prioritárias, após um ano de trabalho, terão 1% ao mês de abatimento na dívida do Fies. Ou seja, caso queiram, depois de 112 meses compondo a equipe do ESF nesses municípios, os médicos quitarão sua dívida com o Fies, inclusive juros - o total equivale a pouco menos de dez anos.
Além disso, aqueles profissionais que utilizaram o Fies e optarem pela residência médica em uma das especialidades listadas como prioritárias para o SUS terão extensão do prazo de carência do financiamento por todo o período da residência médica.
Todas as operações de adesão das instituições de ensino, bem como de inscrição dos estudantes são realizadas pela internet: http://sisfiesportal.mec.gov.br/
Fonte: Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República.
Imagem: eefweb.org

Nenhum comentário:

Postar um comentário