sexta-feira, 29 de julho de 2011

BRASIL PRECISA DE 8 MILHÕES DE PROFISSIONAIS QUALIFICADOS

Se você fosse um empresário e tivesse uma vaga para preencher, qual o currículo que você selecionaria: o de um jovem com apenas o nível médio ou outro com o nível médio, uma especialização técnica, fluência em uma língua estrangeira e nível básico em uma outra, conhecimentos em várias áreas da informática, curso de primeiro socorros, praticante de esportes, integrado a uma equipe de trabalho voluntário em comunidades carentes, entre outros atributos?
A resposta parece óbvia. Mas, e se dissermos que nem o estudante altamente qualificado, nem o de nível médio com algum potencial a ser desenvolvido estão disponíveis com facilidade no mercado?
É isso o que está acontecendo com o Brasil. Estudos altamente precisos apontam que necessitamos de 8 milhões de profissionais qualificados para ingressar no mercado de trabalho nos próximos cinco anos, mas que, infelizmente, o sistema educacional e as próprias empresas não estão totalmente preparadas para este desafio. Pelo contrário, a nossa qualidade de ensino é duvidosa em vários níveis e as empresas, também, não possuem quadros suficientes que possam exercer a tarefa de ensinar aos novos profissionais, entre eles, estagiários.
Imagem: celsofdf.wordpress.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário