quarta-feira, 13 de julho de 2011

CUIDADOS COM SEU CÃO NO INVERNO

O frio chegou e muitos donos de cães e gatos se perguntam se precisam agasalhar seus animais, colocando roupas, comprando casinhas, caminhas e etc.
Nos países em que no inverno há neve, muitos cães passeiam normalmente sobre ela, sem roupa ou acessórios para aquecê-los.
Na verdade muitas raças de cães têm origem em países frios e possuem uma proteção natural de gordura e pelagem (com pêlo e sub-pêlo) que os protegem naturalmente contra o frio. Alguns exemplos são: husky, samoyeda, pastor alemão, spitz alemão (lulu da pomerânia), vários terriers de pêlo duro, etc. Com estes animais peludos não é preciso se preocupar muito com o frio, pois estão preparados para enfrentá-lo. Porém, aqueles mais velhos, com problemas articulares, como por exemplo, artroses, no frio poderão sentir mais dor, então nada como colocá-los em algum lugar mais quentinho e abrigado, como em colchonetes ou cobertores.
Animais que têm pelagem longa e não tem sub-pêlo como shih-tzus, poodles, yorkies e malteses, muitas vezes podem ser mais friorentos. Nos animais que notamos que estão mais quietinhos e tremendo, enrolados em um cantinho, podemos colocar roupinhas, desde que mantenhamos a escovação da pelagem destes pelo menos duas vezes ao dia, pois as roupas tendem a embaraçar muito o pêlo, causando nós, que serão difíceis e dolorosos de se retirar durante o banho. A roupinha mais indicada nestes animais seriam as do tipo “capinhas” (devido ao menor atrito nas axilas).
Raças de pêlo curto de todos os tamanhos, por exemplo: dachshund, pinscher, boxer, dobermann e fox paulistinha, tendem a sentir mais frio que os outros. Nestes, roupinhas tipo camisetas de “soft”, malhas de lã e também as capinhas, são recomendadas, desde que o animal se sinta confortável com elas. Já que nunca recomendamos colocar uma roupa em um animal se ele não gosta. Como percebemos? Eles ficam paralisados e não conseguem se locomover, alguns mordem a roupa e tentam arrancá-la do corpo.
Gatos em sua maioria não se adaptam a roupas, porém sempre acham um lugar mais aquecido com maior facilidade.
Glauber Leal Martins
Médico Veterinário - CRMV-RJ 9658
(21) 2611 0303

Nenhum comentário:

Postar um comentário