segunda-feira, 4 de julho de 2011

ESCOTEIROS REFLORESTANDO O MORRO DA ARMAÇÃO

Munidos de enxadas, cavadeiras e pás, 30 escoteiros desbravaram o Morro da Armação no final de junho para plantar mudas nativas da Mata Atlântica em uma das encostas da região. O projeto ecológico de reflorestamento desta área na Ponta da Areia reúne em parceria a União dos Escoteiros do Brasil, a Secretaria de Meio Ambiente, Recursos Hídricos e Sustentabilidade (SMARHS) da cidade de Niterói e a Marinha do Brasil. Além de ajudar a recuperar a flora, a iniciativa estimula a participação da comunidade na preservação ambiental.
Para Ricardo Garcia, biólogo e chefe escoteiro responsável pela ação, o evento de cunho ecológico foi bem sucedido. “Os escoteiros vivenciaram um dia dedicado à causa ambiental, desenvolvendo novas habilidades. Foi gratificante ver os jovens com um sorriso de felicidade a cada nova muda plantada. De uma forma lúdica, mas concreta, os escoteiros aprenderam se divertido em um trabalho de equipe que ajudou aquele ecossistema”, explica Ricardo.
Durante a atividade ecológica no Morro da Armação, os escoteiros aprenderam as técnicas adequadas para realizar o plantio das futuras árvores. Primeiro, os jovens trocaram ideias em uma palestra sobre meio ambiente quando debateram sobre a importância da manutenção desta área depois do plantio. Em seguida, os escoteiros identificaram os locais apropriados para cavar e mediram as distâncias indicadas para que as mudas possam crescer, fazendo os buracos na terra com profundidade suficiente. À tarde, a turma terminou de montar as estruturas para concretizar o plantio das mudas.
De acordo com a jovem Marcela Lélis de 14 anos, escoteira desde os 7, o evento no Morro da Armação agregou novos conhecimentos. “Aprendemos a forma correta de fazer o plantio, desde a maneira de cavar o buraco até o modo de cobrir as raízes das mudas com terra. Essas informações vão contribuir para que nossa ação realmente favoreça a biodiversidade da área em que atuamos”, relata Marcela.
O escoteiro Iago Santos, de 11 anos, considerou o dia muito divertido. “Ingressei no Escotismo ano passado e esta já é a terceira atividade ecológica que participo. Gostei muito de estar mais próximo do meio ambiente e junto com meus amigos ajudar a natureza cultivando várias plantas típicas daqui”, conta o jovem.
Segundo Ricardo, o exemplo dado pelos escoteiros incentiva toda a sociedade a se empenhar por uma prática ambiental sustentável. “Mutirões como esses geram resultados positivos sobre a flora e a fauna da região, beneficiando a todos”, analisa o chefe escoteiro.
Imagem: Escoteiros em ação no Morro da Armação (foto cedida pela União dos Escoteiros do Brasil – Região Rio de Janeiro).

Nenhum comentário:

Postar um comentário