sexta-feira, 15 de julho de 2011

O RIO QUE O TURISTA NÃO VÊ

Turistas estrangeiros quando chegam ao Rio de Janeiro dificilmente conhecem a cidade que fica fora do roteiro óbvio: Corcovado, Pão de Açúcar, Copacabana, Maracanã e as casas noturnas de samba. Espaços culturais, como a Casa de Cultura Laura Alvim, são excelentes pontos da cidade, freqüentados, quase exclusivamente, por cariocas ávidos por um programa cultural de qualidade.
Construída entre 1906 e 1913 pelo médico e cientista Álvaro Alvim, a casa foi deixada como herança para sua filha Laura que, em 1984, doou o imóvel à Funarj. Laura desejava ser artista, o que lhe foi negado pelos pais. Enquanto viveu na mansão, Laura fez dela ponto de reunião de artistas de vanguarda. Ela própria, nos encontros, declamava e encenava para amigos.
Em 1986, a Casa de Cultura iniciou suas atividades como espaço cultural, realizando o sonho de sua última proprietária e continua sendo local onde se apresentam veteranos e também jovens artistas.
Foi no Café do Laura (Teatro Laura Alvim) que encontramos os músicos Mariana Zwarg (flauta) e Luciano Camara (violão) que executavam, com sensibilidade e beleza, obras de Hermeto Pascoal, Sivuca, Pixinguinha, Tom Jobim, Chico Buarque e Edu Lobo. No programa ainda constam peças de jazz e temas de filmes como Noviça Rebelde.
A Casa de Cultura Laura Alvim abriga dois teatros, uma galeria de arte e uma livraria. A apresentação de Mariana e Luciano faz parte da programação do Café do Laura, que fica no pátio do prédio e acontece aos sábados e domingos das 10 às 13horas.
Pena que os turistas não sabem disso!
Imagem: Luciano Camara (foto cedida pelo violonista).

Nenhum comentário:

Postar um comentário