terça-feira, 12 de julho de 2011

VELA: UM ESPORTE EM CONTATO TOTAL COM A NATUREZA

A Vela é um esporte em total contato com a natureza, que trabalha o cognitivo, o emocional e a parte motora de maneira muito forte, segundo Fernanda Hoffmann, coordenadora de Iniciação Esportiva do Projeto Grael, que faz um grande trabalho com crianças de famílias de baixa renda em Niterói.
As competições de Vela envolvem diversos tipos de embarcações, divididos em categorias, conhecidas como classes, podendo ter de um a dezenas de tripulantes.
A principal competição do esporte, que é de nível oceânico, é a Volvo Ocean Race, que é uma volta ao mundo pelo mar. Ela ocorre desde 1972 e seu trajeto consiste de uma largada da Europa com destino à África do Sul, e daí até o Cabo Horn (ponto mais meridional da América do Sul). A partir dali, segue-se para a Austrália, depois até o Brasil, e termina-se com um retorno à Europa.
O Brasil tem vários velejadores muito famosos, como Marcos Soares, Torben Grael, Lars Grael, Marcelo Ferreira, Robert Scheidt e Bruno Prada.
Esse esporte já deu ao Brasil 16 medalhas olímpicas, sendo 6 de ouro, 3 de prata e 7 de bronze. Dentre essas medalhas, destacam-se o ouro de Marcos Soares, em Moscou-1980, na Classe 470, os dois ouros de Torben Grael e Marcelo Ferreira, em Atlanta-1996 e Atenas-2004, na Classe Star, e os dois ouros de Robert Scheidt, na Classe Laser, também em Atlanta e Atenas.
Hoje, uma grande esperança do Brasil é na Vela feminina, na Classe 470, com a dupla Martine Grael e Isabel Swan, tendo a segunda sido medalha de bronze na mesma categoria, em parceria com Fernanda Oliveira, nos Jogos Olípicos de Pequim-2008. Martine e Isabel vão participar, em julho, dos Jogos Mundiais Militares, a serem disputados no Rio de Janeiro, e são esperança de medalha para o Brasil.
Imagem: foto de Rafael Sardenberg.

Nenhum comentário:

Postar um comentário