quarta-feira, 3 de agosto de 2011

DRENAGEM LINFÁTICA: O QUE É E SEUS BENEFÍCIOS

A drenagem é uma técnica de massagem que atua no sistema linfático, estimulando-o a trabalhar de forma rápida. Existem dois métodos, manual e mecânico, lembrando que os dois têm a mesma função que é drenar.
As manobras são realizadas para retirar toxinas e líquidos acumulados entre as células. Tais líquidos, chamados de linfa, são constituídos de plasma sanguíneo, proteínas e glóbulos brancos. Ambos - toxinas e líquidos - são responsáveis pelo inchaço (edema) corporal aumentando as medidas e celulites. O especialista direciona o líquido em um único sentido para pontos na cavidade abdominal, virilha, axilas e pernas chamados linfonodos - também conhecidos como nódulos ou gânglios linfáticos, de forma que possam ser eliminados pela urina.
Os movimentos são lentos e repetitivos para uma remoção rápida e eficiente dos líquidos excedentes. A drenagem linfática auxilia na redução de líquidos e edemas em tratamentos pós-operatórios, estimula a resposta imunológica para regenerar tecidos, desbloqueia vasos linfáticos congestionados, melhora a ação anti-inflamatória do organismo e combate celulite e gordura localizada, além de ter efeito tranqüilizante. No alivio da tensão pré-menstrual (TPM), trabalha a circulação e a subida de sangue para os membros, diminuindo o inchaço. Especialistas ainda associam a técnica ao combate ao envelhecimento e ao estresse por relaxar e melhorar o aspecto da pele. A drenagem é contra-indicada em pessoas com processos inflamatórios e infecciosos, hipertensas e com histórico de câncer, convulsões, distúrbios tireoidianos, doenças de pele e problemas vasculares.
Maria José Nascimento
Esteticista membro do Colégio Brasileiro de Estética e Cosmetologia
Pós-graduada em Estética e Cosmetologia. Tel.: (21) 2611-5503/9777-3377

Nenhum comentário:

Postar um comentário