quarta-feira, 3 de agosto de 2011

EN PASSANT – NOTAS DE VIAGEM

“Fotografar é pôr numa mesma linha de mira a cabeça, o olho e o coração”.

O Espaço Cultural do Banco Central no Rio de Janeiro apresenta a exposição En Passant – Notas de Viagem, do fotógrafo Ivan Simas. Os trabalhos apresentados foram selecionados em vários projetos do artista e são impressões colhidas em viagens entre 2002 e 2010.
A fotografia, para Simas, tem sua base nos anos 1930, a partir de quando os fotógrafos, munidos com câmeras 35mm, leves e rápidas, puderam sair às ruas registrando o que viam, usando a câmera como uma extensão do olho.
As imagens de En Passant – Notas de Viagem foram tomadas por um observador sempre em movimento, sem qualquer preparação ou premeditação. Elas descobrem e registram momentos que, de outra forma, se perderiam, detalhes que passam despercebidos e que compõem a percepção dos seres humanos que ali aparecem, ou de suas obras.
O conceito de que na tomada de uma fotografia existe um “Momento Decisivo”, um instante que explicita o fato, explica a ideia e expõe a emoção, sempre encantou o artista. Tentar capturar esses momentos foi o objetivo final de suas viagens.

Ivan Simas
Natural da Cidade do Rio de Janeiro teve a oportunidade de, muito cedo, frequentar a Escolinha de Arte do Brasil e, posteriormente, como aluno do Colégio de Aplicação da UEG, receber a orientação e o incentivo da professora e artista plástica Mahylda Bessa.
En Passant – Notas de Viagem reúne imagens das suas últimas exposições: Paisagens em Movimento e Tempo Fotográfico – O Momento Decisivo, além de obras inéditas do último projeto de viagem, de 2010.

Serviço
Exposição: En Passant – Notas de Viagem
Artista: Ivan Simas
Realização: Secre/Comun/Dieve/Suev2
Exposição: 4 de agosto a 2 de setembro de 2011, das 9h às 16h30 (segunda a sexta-feira)
Local: Espaço Cultural do Banco Central no Rio de Janeiro
Av. Presidente Vargas, 730 – Subsolo - Centro
Informações: (21) 2189-5327/5282/5469/5338 ou e-mail: eventosrj@bcb.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário