segunda-feira, 8 de agosto de 2011

JUDÔ: ARTE MARCIAL DE TRADIÇÃO NO BRASIL

O Judô é um desporto praticado como arte marcial, criado pelo japonês Jigoro Kano em 1882. Tem como principais objetivos fortalecer o físico, a mente e o espírito de forma integrada, além de desenvolver técnicas de defesa pessoal.
Embora originário do Japão, ganhou mundo e hoje é praticado em todos os continentes, sendo que a hegemonia dos nipônicos passou a ser dividida com desportistas de vários outros países. Alguns deles desenvolveram estilos próprios de combate.
O Brasil tem tradição no Judô, já tendo sido campeão olímpico com o atleta Aurélio Miguel em 1988, em Seul, e Rogério Sampaio em 1992, em Barcelona. Nos segundos e terceiros lugares, os brasileiros já conquistaram ao todo 3 medalhas de prata e 10 de bronze, cabendo ressaltar o bronze obtido por Ketleyn Quadros, a única medalha olímpica de uma judoca brasileira, em Pequim-2008.
Em junho de 2011, ocorreu a Copa do Mundo de Judô de São Paulo, na qual o Brasil foi o campeão geral do quadro de medalhas com 17 premiações, das quais 9 no masculino e 8 no feminino. Esse resultado mostra a evolução das atletas femininas e uma boa perspectiva de conquista de medalhas pela equipe brasileira nos Jogos Olímpicos de Londres-2012.
Imagem: aqueimaroupa.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário