quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

HOSPITAL UNIVERSITÁRIO ANTÔNIO PEDRO E A EBSERH

Em 1988, a Constituição Brasileira definiu uma política social abrangente ao definir a saúde como direito social de cidadania. Desde então o que se vem assistindo são as enormes dificuldades que a população de baixa renda passa ao reivindicar o direito que a Constituição Cidadã lhes garantiu: hospitais públicos em condições precárias, falta de medicamentos e doentes em corredores.
Em meio ao caos da saúde pública, um projeto de Lei é aprovado no Senado, no dia 23 de novembro passado, autorizando a criação da Ebserh – Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares. Pelo projeto de Lei, que segue para sanção presidencial, a Ebserh poderá administrar hospitais universitários federais.
Temendo o avanço dos processos de privatização dos serviços públicos no país, trabalhadores da saúde convocam a população para se unir em defesa dos hospitais universitários.
Em Niterói, em 9 de dezembro, um protesto aconteceu em frente ao Huap - Hospital Universitário Antônio Pedro. Cerca de 200 alunos da Universidade Federal Fluminense manifestaram-se contra a o novo modelo privativista de gerenciamento dos hospitais universitários, em todo o país.
O brasileiro paga ao governo impostos muito caros para garantir Saúde, Educação e Segurança Pública, para todos. Se esses serviços não estão sendo ofertados com um mínimo de dignidade à população, onde está sendo empregado nosso dinheiro?
Imagem: fiocruz.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário