quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

CUIDADOS COM A PELE OLEOSA

A pele oleosa elimina quantidades mínimas porém constantes de gorduras epidérmicas que vão formar, juntamente com o suor, uma película que cobre e protege a camada córnea, contribuindo para sua lubrificação e proteção. Quando as glândulas sebáceas produzem mais sebo que o necessário, a pele se torna gordurosa. Numa avaliação, apresenta-se como uma pele brilhante, poros dilatados principalmente na região central da face, nariz, bochechas e queixo. Tendem a formar cravos, geralmente é uma pele que se irrita facilmente.
Os produtos para a pele oleosa devem ser para normalizar a secreção sebácea, possuir ação calmante e suavizante da superfície, pois a mesma se apresenta muitas vezes espessa e irritada.
Devemos considerar esse tipo de pele , frágil. Utilizar para limpar detergentes neutros, evitar o desengorduramento excessivo , pois pode provocar o efeito rebote na produção de sebo. Tonificar com princípios ativos como Hamamélis, Calêndula, Hortelã, Cânfora e Mentol, esses princípios podem controlar a oleosidade e promover a ação anti- inflamatória.
Deve-se prevenir e eliminar os cravos , descongestionar, hidratar e prevenir o envelhecimento. Loções não oleosas ou géis são mais adequados para esse tipo de pele.
Para proteger, deve-se usar sempre protetor solar adequado para prevenção do envelhecimento, dando preferência aos veículos não oleosos.
Maria José
Esteticista membro do Colégio Brasileiro de Estética e Cosmetologia
Pós - graduada em Estética e Cosmetologia
Tel.: 21 2611-5503/21 9777-3377
Imagem: br.taringa.net

Nenhum comentário:

Postar um comentário