sábado, 11 de fevereiro de 2012

DISTÚRBIOS ALIMENTARES EM JOVENS

Na mídia, frequentemente, somos informados sobre determinado artista ou modelo que adoece ou apresenta determinado tipo de transtorno alimentar.
Os transtornos alimentares acometem principalmente as mulheres jovens, com um risco maior nas profissões que enfatizam o peso e nas classes de elevado nível sócio-econômico.
Os distúrbios alimentares são enfermidades psiquiátricas debilitantes caracterizadas por um distúrbio persistente nos hábitos alimentares ou nos comportamentos de controle da massa corporal que resultam em danos importantes na saúde física e no funcionamento psicossocial. São exemplos: anorexia nervosa, bulimia nervosa, distúrbio alimentar não específico, distúrbio da compulsão alimentar periódica (TCAP), síndrome alimentar noturna, distúrbio de alimentação na infância e a tríade da mulher atleta.
É importante os familiares e colegas estarem atentos para alguns sintomas, pois o anoréxico, por exemplo, jamais vai procurar ajuda ou reconhecer a patologia.
A anorexia nervosa é resultado da preocupação exagerada com o peso corporal, que pode provocar problemas psiquiátricos graves. A pessoa se olha no espelho e, embora extremamente magra, se vê obesa. Com medo de engordar, exagera na atividade física, jejua, vomita, toma laxantes e diuréticos. Às vezes, os pacientes anoréxicos chegam rapidamente à caquexia, um grau extremo da desnutrição e o índice de mortalidade chega a atingir 15% a 20% dos casos.
Em pacientes com bulimia, não é a magreza que chama a atenção. Às vezes, são mulheres de corpo escultural, que cuidam dele de forma obsessiva. Vivem em dieta. De repente, ingerem uma quantidade absurda de alimentos e depois vomitam para evitar o ganho de peso, tomam laxantes e diuréticos e fazem exercícios físicos até caírem extenuadas.
A diferença básica entre anoréxicos e bulímicos é o estado de caquexia (extrema desnutrição) a que podem chegar pacientes com anorexia.
Em caso de reconhecimento de alguns dos sintomas é fundamental que se procure ajuda médica imediata.
Dra Dhiãnah Santini de Oliveira Chachamovitz
Professora de Endocrinologia & Metabologia da Faculdade de Medicina – UGF
Doutoranda em Endocrinologia - UFRJ
Mestre em Endocrinologia- UFRJ
Contato: dhianahsantini@gmail.com ou 21-2620-3063
Imagem: saudavelalimentacao.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário