quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

VOLTA ÀS AULAS. NO RECREIO... UM LANCHE GOSTOSO E NUTRITIVO

Todos nós sabemos que para as crianças, o lanche entre as refeições principais deve ser leve, porém rico em nutrientes que contribuam para o desenvolvimento infantil. Durante as férias, com a meninada em casa, fica mais fácil cumprir essa tarefa. Mas em tempos de aula, como fazê-los entender a importância de abdicar da visita à cantina da escola que, na maioria das vezes, oferece produtos industrializados, repletos de gordura saturada, corante, açúcar, todos prejudiciais à saúde?
Uma boa maneira é levá-las a participar da elaboração de um cardápio semanal, reservando um item para ser adquirido na cantina. Uma vez por semana o cardápio é invertido: apenas um item é levado de casa.
Para garantir a energia para as atividades do dia, os carboidratos não podem faltar. Capriche nos sanduíches com pão ou bolos, de preferência preparados com farinha integral. O cálcio do leite, importante, nessa fase de crescimento, para o fortalecimento dos ossos, pode ser substituído pelo queijo branco ou requeijão. O leite de soja também é uma boa opção. Complemente a merenda com frutas, ricas em vitaminas. Opte pelas pequenas que possam ser consumidas inteiras. Nesta época, uma grande variedade pode ser encontrada nas quitandas e supermercados como: uva, pêssego, goiaba, ameixa e banana. Não se esqueça de higienizá-las e acondicioná-las devidamente.
A alimentação incorreta e o sedentarismo estão levando muitas crianças e jovens a desenvolverem, de maneira precoce, obesidade, pressão arterial elevada e doenças cardíacas.
Alguns estados brasileiros já aboliram os alimentos industrializados das cantinas escolares. Onde isso ainda não aconteceu, cabe aos pais a tomada de posição em favor da saúde de seus filhos.
Imagem: karinanutricao2.wordpress.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário