segunda-feira, 26 de março de 2012

ARTISTAS PRATICAM A SUSTENTABILIDADE

Você sabe o que é o projeto PAIS? É a sigla de Produção Agroecológica Integrada e Sustentável, projeto apresentado pelo ator Marcos Palmeira, no evento Viva a Mata, ocorrido em maio de 2010 na cidade de São Paulo. O programa apóia pequenos produtores que, preocupados com a preservação do meio ambiente, buscam uma agricultura sustentável, sem uso de agrotóxicos. Um dos objetivos é garantir à família participante uma alimentação saudável, a baixo custo. O produtor recebe treinamento técnico e apoio financeiro para implementar o programa em suas terras. Uma horta, um galinheiro, um quintal agroecológico com irrigação por gotejamento, são a base do sistema.
Marcos Palmeira acredita ser mais apropriado, no lugar de dar cesta básica à família doar o kit de produção, para que ela própria possa plantar e colher seu alimento. O ator participou da aplicação do PAIS em três aldeias Xavantes, no Mato Grosso. O programa já beneficiou nove mil famílias, em vários Estados brasileiros.
Como Marcos, outros artistas acreditam na idéia e contribuem para a sustentabilidade do Planeta. Ângelo Antônio faz um trabalho semelhante ao de Palmeira com famílias de produtores, que vivem próximas à sua fazenda. No sítio de Fernanda Montenegro, a produção agrícola já é orgânica e Tarcísio Meira, depois que adotou biogestores para o reaproveitamento dos resíduos do gado que cria, passou a gerar energia limpa para sua fazenda em Itu (SP) e o excedente é vendido para a cidade.
Imagem: 2020sustentavelezep.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário