sábado, 31 de março de 2012

EDUCAÇÃO FINLANDESA

É preciso muita cautela ao se tentar comparar a educação finlandesa com a brasileira. Há muitos pontos a serem levados em comparação. A Finlândia é um país de 338.145 quilômetros quadrados, com uma população de 5 milhões e 300 mil habitantes. A capital Helsinque com pouco mais de 500 mil habitantes tem menos gente que cidades brasileiras como Guarulhos, Goiânia ou Campinas. O PIB é de $271,3 bilhões (2008) contra os US$ 1,6 trilhão (2008) do Brasil, que nos faz a quinta economia do mundo ou quarta se levarmos em conta a economia informal não computada.
Comparar países como o Brasil, de dimensão continental, com outros como Finlândia ou mais à esquerda, Cuba, soa como algo disparatado. É você querer comparar um super caminhão-cegonha com um carro esportivo de quatro passageiros.
O grande problema educacional brasileiro tem sido a má distribuição de renda e principalmente a má aplicação dos recursos disponíveis.
No mais, cada país com suas mazelas. A da Finlândia tem sido a de conter uma onda de intolerância, como a perpetuada por jovens desequilibrados e seus atentados em escolas ou outras áreas públicas, matando inocentes. Algo como o ocorrido em uma escola de Realengo, no Rio, e que todos torcemos para que seja algo isolado, tipo um surto finlandês.
Imagem: educar-se.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário