quinta-feira, 15 de março de 2012

EXPOSIÇÃO MÁSCARAS AFRICANAS ALIANÇA FRANCESA NITERÓI

Exposição “MÁSCARAS AFRICANAS”
de Maurice Lwambwa Tshany

A Aliança Francesa festeja a FRANCOFONIA com mascaras africanas do artista do Congo.
Maurice Lwambashi Tschany (1948-2002)
Nasceu em Lubumbashi, Zaire, atual Republica Democrática do Congo.
Aos 10 anos contraiu a poliomielite, tornando-o paraplégico.
Estudou na Academia de Belas Artes, no Zaire, mas radicou-se em Montreal, no Canadá, onde lecionou técnicas de argila e modelagem na criação de mascaras e esculturas.
O artista fez exposição individual e coletiva no Canadá, em Estados-Unidos, em Hungria, na França, em Zâmbia e no Congo. O senhor Lwambwa foi muito envolvido em diferentes programas artísticos e culturais, em particular « Encontro Cultura-Educação » do ministério da Cultura e das Comunicações do Québec e « Dialogo entre as civilizações » da UNESCO.
Ele recebeu vários prêmios internacionais.
Professor e chefe do departamento de Arte Africana da Universidade de Montreal, foi autor de pesquisas relacionadas à historia da Cultura, à preservação e difusão da Cultura Africana.
Maurice retratava a alegria e serenidade, vitalidade e criatividade, tirando dos elementos vitais da natureza, a força para enfrentar a vida...uma lição de sensibilidade, de transparência e de humildade...de Arte, Cultura e Conhecimento...
O acervo pertence ao Parthenon Centro de Arte e Cultura. Doado pelo artista em 2001, quando realizou workshop de técnicas em argila para realização de mascaras.
VISITAÇÃO: De 15 de março até 10 de abril de 2012
Entrada Franca
LOCAL: Galeria 52 da Aliança Francesa de Niterói
Rua Lopes Trovão 52 – 2 andar - Icaraí - Niterói – RJ / 2610-3966

O QUÉ É A FRANCOFONIA?
A francofonia é a região lingüística descontínua e que corresponde à comunidade lingüística que envolve todas as pessoas que têm em comum a língua francesa, chamadas de "francófonas" ("francoparlantes" e "francofalantes" são grafias também aceitas), e, a partir dela, compartilham de aspectos culturais semelhantes. Integrados nesta comunidade estão também os que têm o francês tanto como segunda língua como língua estrangeira.[1] Essa diáspora provocada pelos falantes iniciais espalhou pelo mundo o idioma francês. Assim foi feita uma distribuição geográfica da língua francesa, que compreende a análise da distribuição dos milhões de francófonos que há no mundo. É o idioma oficial, ou co-oficial, principalmente, de países americanos, africanos e europeus.
Imagem: cedida pela Aliança Francesa de Niterói

Nenhum comentário:

Postar um comentário