sexta-feira, 9 de março de 2012

MITOS OU VERDADES SOBRE A PELE

1. Raspar a barba todos os dias engrossa o pelo.
Mito. Raspar a barba todos os dias não engrossa e nem aumenta os pelos pois, esse processo, não afeta a raiz do pelo responsável pelo seu crescimento.
2. Depilação com cera quente provoca flacidez na pele.
Mito. Depilação com cera não provoca flacidez na pele, pois a retirada dos pelos não interfere nas fibras de colágeno e elastina da pele.
3. Depilação com roll-on ou cera quente provoca varizes.
Mito. Esse processo não interfere na circulação do sangue venoso.
4. Espremer espinha pode causar câncer.
Mito. Não se deve nunca espremer uma espinha. Muitas pessoas espremem lesões, que já eram câncer de pele, pensando ser uma espinha. As lesões evoluem e, quando vão ao médico e recebem o diagnóstico, pensam que foi porque espremeram a espinha.
5. O sol melhora a espinha.
Mito. Ao contrário do que se pensa, o sol não melhora as espinhas, apesar de ocorrer uma aparente melhora, devido ao bronzeamento e ao ressecamento de algumas lesões, a exposição ao sol acabará provocando uma piora alguns dias depois, devido ao aumento da oleosidade e da espessura da epiderme.
6. As pintas ou sinais podem virar câncer.
Verdade. Alguns tipos de sinais ou pintas, como os nevos pigmentados (sinais escuros) podem se transformar em câncer de pele chamado de melanoma.
7. Estrias têm cura.
Mito. Infelizmente estrias não têm cura, porém os tratamentos disponíveis apenas visam melhorar o aspecto das lesões tornando-as mais semelhantes ao tecido sadio.
8. Banho demais faz mal a pele.
Mito. A água não faz mal à pele. O uso excessivo de sabonetes é que pode retirar a camada de oleosidade necessária para a integridade da pele, causando seu ressecamento, especialmente nos idosos e em cidades de clima muito seco.
9. A pele oleosa envelhece menos.
Verdade. A pele oleosa é mais resistente aos danos dos raios ultra-violeta do sol, que são a principal causa do envelhecimento.
Maria José
Esteticista membro do Colégio Brasileiro de Estética e Cosmetologia
Pós - graduada em Estética e Cosmetologia
Tel.: 21 2611-5503/21 9777-3377
Imagem: oficinadamoda.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário