quarta-feira, 7 de março de 2012

POLO DA UFF EM VOLTA REDONDA TEM LABORATÓRIO VOLTADO PARA PESQUISA SOBRE USO DE DROGAS, ANOREXIA E DEPRESSÃO

O Laboratório de Investigação das Psicopatologias Contemporâneas (Lapsicon), coordenado pela professora Cláudia Henschel de Lima, investiga as causas psíquicas que resultam no desencadeamento de algumas manifestações psicopatológicas contemporâneas, como adicções, anorexia, bulimia, depressão ou síndrome do pânico.
O Lapsicon se interessa especialmente pela adicção em função da gravidade do índice de consumo de substâncias psicoativas ilícitas e lícitas no país (trabalhando exclusivamente com os dados nacionais fornecidos pelo governo federal), e em função da precariedade e do risco que esse recurso individual de "tratamento da angústia" representa para o sujeito ao longo da vida: overdoses, anorexia por uso abusivo, declínio da atividade cognitiva, vulnerabilidade social, vulnerabilidade a doenças sexualmente transmissíveis (DST).
"Nesse sentido", diz Cláudia Henschel, "trabalhamos com a hipótese de que essas psicopatologias são multifatoriais, isto é, não decorrem exclusivamente de um déficit no funcionamento neural (hipótese da psiquiatria), nem podem ser esgotadas por referência a problemas de adaptação às situações ambientais (hipótese da psicologia cognitivo-comportamental)."
Assim, os estudos objetivam verificar algumas hipóteses como, por exemplo, se o declínio da função paterna na sociedade e dos ideais com os quais a subjetividade é formada resulta num apelo ao consumo de objetos e de soluções rápidas para os diversos impasses que a vida apresenta, como os medicamentos e terapias que garantem a rápida remissão dos sintomas, que reforçam a ideia de que acontecimentos passados podem ser rapidamente superados.
O tratamento das manifestações psicopatológicas contemporâneas deve contemplar, segundo a pesquisadora, essa falha na identificação com o ideal que, muitas vezes, resulta num forte sentimento de angústia que desestabiliza os laços sociais.
Assim, o pânico é o nome que se dá à manifestação dessa angústia, enquanto que a anorexia, expressa no corpo, por meio do emagrecimento abrupto e severo, a ocorrência da angústia e a ausência de qualquer defesa do sujeito para tal. Também a dependência química resulta de um recurso, pelo sujeito, às substâncias psicoativas para o tratamento da angústia.
O Lapsicon está, com os alunos de pós-graduação e de graduação de Psicologia de Volta Redonda, fazendo também um levantamento dos casos clínicos a fim de verificar tais hipóteses.
Um projeto sobre reforma psiquiátrica no município de Volta Redonda, focando o interesse na recuperação, está em andamento desde o ano de 2011, com o arquivamento das fotos e documentos do funcionamento da instituição ainda pelo modelo manicomial.
Esse trabalho se conjuga aos esforços da Reforma Psiquiátrica Brasileira, que representa uma ruptura como o modelo manicomial no país, ainda fortemente orientado para a medicalização das psicopatologias.
Outras informações no Laboratório de Investigação das Psicopatologias Contemporâneas (Lapsicon), telefones (24) 3344-3011 e 3344-3030.
Imagem: uff.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário