quarta-feira, 28 de março de 2012

UFF SERÁ ORGANIZADORA DA CONFERÊNCIA DAS AMÉRICAS PARA A EDUCAÇÃO SUPERIOR EM 2012

A Universidade Federal Fluminense (UFF) organiza a Conference of the Americas on International Education (CAIE) 2012, em parceria com o Conselho de Reitores das Universidades Brasileiras (Crub), o Fórum de Assessorias das Universidades Brasileiras para Assuntos Internacionais (Faubai) e a Organização Universitária Interamericana (OUI), que será realizada no Rio de Janeiro, de 26 a 28 de abril de 2012. O reitor da UFF, Roberto Salles, e o vice-reitor, Sidney Mello, assumem a Secretaria Geral e a Secretaria Executiva da CAIE, respectivamente.
Esse novo fórum de discussão pretende se tornar o maior evento para as instituições de educação superior das Américas, trazendo benefícios para todo o continente. Com foco na educação superior das Américas do Norte, Sul, Central e Caribe, a CAIE procurará atrair a atenção dos profissionais da educação superior do mundo todo no sentido de compartilhar e divulgar as melhores práticas, criar redes e identificar novas oportunidades, além de debater políticas que atinjam igualmente os hemisférios Norte e Sul.
O acordo de cooperação internacional para a realização da segunda edição da conferência foi assinado pelo reitor Roberto Salles, em Vancouver, no Canadá, durante a reunião anual da Association of International Educators, associação não lucrativa que reúne mais de dez mil membros no mundo. Conforme o acordo, as atividades da CAIE 2012 contarão com a parceria do Canadian Bureau for International Education e do Consortium for North American Higher Education Collaboration, duas organizações que, juntamente com a OUI, criaram, em 2010, a Conference of the Américas International Education.
A Conferência das Américas, que teve sua primeira edição em outubro de 2010, na cidade canadense de Calgary, pretende ser um espaço interamericano de discussão e estreitamento de relações entre instituições de ensino superior, de forma a refletir as necessidades e tendências do século XXI.
A expectativa dos organizadores é que tais encontros ocorram a cada 18 meses, sempre alternando os hemisférios Norte e Sul, como sede dos eventos. No próximo ano, a terceira edição da CAIE deve se realizar no México.
O secretário-executivo da CAIE 2012, Sidney Mello, no encontro no Canadá, convidou as diversas associações universitárias do continente americano a aderir a esse novo espaço comum de internacionalização da educação superior nas Américas.
Imagem: uff.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário