terça-feira, 3 de abril de 2012

MPD - UMA ESPERANÇA PARA OS PACIENTES DEPENDENTES DE RESPIRADORES MECÂNICOS

O menino Pedro Arthur Diniz, de 8 anos, foi submetido a uma cirurgia exitosa de implantação de marca-passo diafragmático (MPD), procedimento inédito em crianças na América do Sul. A cirurgia foi custeada pelo governo de Minas Gerais, a partir de uma decisão judicial.
O caso de Pedro Arthur é considerado raro. Em 2004, ao contrair uma meningite bacteriana pneumocócica, sua medula espinhal foi danificada, mas o cérebro não foi afetado. Com isso, as funções cognitivas do menino ficaram intactas, mas ele sofreu paralisia dos membros (tetraplegia) e do diafragma passando a respirar por traqueostomia.
Na cirurgia foi implantado um dispositivo em cada lado do tórax a fim de estimular o funcionamento do diafragma, maior músculo da respiração. Como Pedro está nessas condições há 7 anos, o condicionamento será progressivo, mas o cirurgião Rodrigo Sardenberg, responsável pela cirurgia de Pedro, espera que entre quatro e seis meses ele possa estar livre do ventilador.
O cirurgião Rodrigo Sardenberg explica os benefícios da implantação do MPD
O MPD foi introduzido há aproximadamente 40 anos em pacientes tetraplégicos dependentes de ventilação mecânica. Durante a evolução na melhor compreensão do MPD, tal método passou a ser utilizado de forma simultânea em ambos diafragmas, de maneira contínua. A experiência inicial em cinco pacientes tetraplégicos que utilizaram MPD em 1984, e tal relato demonstrou que o estímulo por 24 horas bilateralmente do diafragma era factível.
O MPD pode proporcionar uma melhora significativa na qualidade de vida dos pacientes dependentes de ventilação mecânica. Além de otimizar a função pulmonar e reduzir o índice de infecções respiratórias, este aparelho pode permitir aos pacientes uma fonação adequada durante o condicionamento muscular . Além disso, o estímulo frênico pode eliminar a necessidade de suporte ventilatório mecânico em alguns casos por 24 horas/dia. Os pacientes podem praticar esportes, frequentar faculdades e reintegrarem-se à sociedade. Há evidências de aumento de sobrevida e diminuição dos custos hospitalares.
Aqui no Brasil a experiência inicial é positiva, sendo que o primeiro paciente implantado encontra-se 24h por dia somente com o marca passo diafragmático e já cursa faculdade.
As indicações para o MPD são: Lesão completa de medula espinhal alta (C1, C2), com apnéia associada; alguns tipos de Síndrome de Hipoventilação Central (Sd. Ondine); Tumores do Sistema Nervoso Central (SNC) ou AVCs, que evoluem com Síndrome de Ondine.
Dr. Rodrigo A.S. Sardenberg (rodafs@uol.com.br)
Cirurgião Torácico
Doutor em Ciências pela USP
Na imagem: o menino Pedro Arthur
Imagem: surgiu.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário