sexta-feira, 4 de maio de 2012

EXPOSIÇÃO ALIANÇA FRANCESA NITERÓI


Exposição “ALÉM DA VISÃO”

Do Grupo Luz da Terra


A exposição Além da Visão se propõe a apresentar peças de cerâmica realizadas por pessoas com deficiência visual, desenvolvidas na oficina de Artes Plásticas, que se encontra provisoriamente no CADEVISG (Centro de Apoio ao Deficiente Visual de São Gonçalo) com o Professor de Educação Artística e Artista Plástico Luiz Thadeu Azedias Pinheiro, e na curadoria a Arquiteta e Artista Plástica Djanira Costa junto com o Prof. e músico  Robson Martins.

Metodologia
Apresentaremos uma exposição interativa, onde o público será convidado a desvendar os mistérios de seu próprio corpo. Com os olhos vendados, os participantes serão guiados por uma equipe de deficientes visuais, proporcionando uma troca de papéis para que o vidente possa vivenciar um pouco a experiência da deficiência visual e explorar, ao máximo, toda parte sensorial do ser humano.
Contaremos com a presença dos grupos de poesia (Identidade Cultural & Movimento Culturalista) com a Janaina Cunha com e o do ilustre Prof. Robson Martins na regência da Oficina do Som, e o cantor Otávio Almeida e seu inseparável tecladista Gabriel Gonçalves. A Oficina do Som também se encontra no CADEVISG

Justificativa
A Oficina de Artes Plásticas, junto com a Arte terapia, tem como principal objetivo atuar como um catalisador, favorecendo o processo terapêutico, de forma que o indivíduo entre em contato com conteúdos internos e muitas vezes inconscientes, normalmente barrados por algum motivo, assim expressando sentimentos e atitudes até então desconhecidos. O desconhecido que a arte provoca é gradualmente revelado. Transformando  um cidadão artista, sem a pretenção de faze-lo artista.

Objetivos
Promover a inclusão da pessoa com deficiência na sociedade artística; fazer a vivência da ausência total de luz; explorar os sentidos vitais a uma pessoa vidente; incluir o deficiente visual na sociedade plenamente; qualificar uma equipe de guias e mostrar sua utilidade e seu valor, através das imagens táteis em movimento e abordagens sobre a contribuição no desenvolvimento de competências de expressão e de comunicação visuais e sonoras.

Cronograma
Abertura da exposição terá como atração a Oficina do Som, com a Regência do Prof. Robson, depois o cantor Otavio Almeida e seu tecladista Gabriel Gonçalves ira nos presentear com a música e o grupo de poesia convidado ( Identidade cultural & Movimento Culturalista) com a poetisa Janaina Cunha a frente e o grupo de poesia (Corujão da Poesia Universo da Leitura-Niterói) ainda a confirmar. 

com as participações especiais:

Grupo Oficina do som (deficientes visuais)

Grupo de Poesia identidade Cultural & movimento culturista


Musica: Otávio Almeida & Gabriel Gonçalves


Inauguração: quinta-feira 10 de maio as 19h

VISITAÇÃO: De 10 de maio até 1º de junho de 2012

LOCAL: Galeria 52 da Aliança Francesa de Niterói
Rua Lopes Trovão 52 – 2 andar - Icaraí - Niterói – RJ / 2610-3966

Imagem: cedida pela Aliança Francesa de Niterói

Um comentário:

  1. Muito bom Rafael ...gostei muitooo Desta reportagem ....Podia falar mais desses Artitas fantasticos?

    ResponderExcluir