segunda-feira, 14 de maio de 2012

NITERÓI E A COPA DO MUNDO


Estima-se que o Brasil receberá cerca de 600 mil estrangeiros e que três milhões de brasileiros circulem pelos estados durante a Copa do Mundo de 2014. O Estado do Rio, por sua diversidade, possui atrativos para ser muito procurado pelos visitantes, nesse período. Niterói foi um dos municípios escolhidos como roteiro turístico para o evento. Segundo declarações do Secretário de Cultura do Estado, Ronald Ázaro, estas cidades já estão sendo divulgadas em feiras nacionais e internacionais. Só para este ano, cerca de R$ 70 milhões devem ser investidos em campanhas e convênios.
A natureza privilegiou Niterói com espaços verdes e praias de grande beleza.  O passado também foi generoso com a cidade deixando como legado uma imensa riqueza cultural: fortes, museus, praças, capelas e igrejas seculares e o Teatro João Caetano (Teatro Municipal de Niterói), uma jóia bem preservada, no centro da cidade. Do acervo moderno, o audacioso Caminho Niemayer precisa ser melhor cuidado para atrair os moradores e turistas. Fato é que o ônibus da Linha de Turismo da Neltur inicia o percurso na Praça Araribóia e não passa por todas as obras do renomado arquiteto.  Das seis obras de Niemeyer, duas vêm funcionando com regularidade: a Estação do Catamarã, em Charitas, pela própria condição de ponto de transporte de massa e o Museu de Arte Contemporânea (MAC) que inegavelmente foi o primeiro passo para a cidade entrar no roteiro turístico internacional e alcançar status entre as cidades mais visitadas do Brasil.
A Copa será daqui há dois anos. Niterói tem o que mostrar ao mundo, mas é preciso fazer um balanço de como se encontram seus atrativos turísticos. No centro da cidade, por exemplo, o Monumento à República há tempo não vê sequer uma limpeza. Ele, que faz parte de um dos maiores conjuntos arquitetônico de Niterói, à noite serve de dormitório para famílias em situação de rua; pela manhã, o mau cheiro predomina no local. O mesmo está acontecendo com outros monumentos importantes. Niterói aguarda reformas no Estádio Caio Martins, para que se cumpra o que já foi falado de que o estádio seria centro de treinamento para alguma das 32 seleções da Copa-2014.
A cidade, além do descuido com sua história, carece de saúde pública, tem dificuldades no setor de segurança e o trânsito é caótico. Quando a população de Niterói tiver garantida sua qualidade de vida, aí sim, a cidade estará preparada para desenvolver a sua vocação turística.
Na imagem: campo do Estádio Caio Martins
Imagem: marcosbotafogo2010.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário