quarta-feira, 11 de julho de 2012

PÉS: TODO CUIDADO É POUCO

Quando falamos sobre cuidado com os pés, na maioria das vezes, pensamos apenas na higiene e na estética. A primeira preocupação é deixá-los bonitos nas sandálias de verão: uma boa manicure, os esmaltes da moda. Ao comprar sapatos observamos primeiro a beleza, sem nos preocuparmos se é o calçado adequado aos nossos pés. Calçados inadequados podem causar incômodos como calos ou unhas encravadas que, muitas vezes, se transformam em problemas anatômicos e estruturais mais sérios. Marcelo Ferreira de Almeida é fisioterapeuta há 18 anos, com formação em Palmilha Postural Termomoldada. Essas palmilhas foram criadas na Europa com base em um novo conceito dentro da fisioterapia: a Podoposturologia, ciência que estuda a influência da biomecânica dos pés no equilíbrio postural. 
No extenso currículo do fisioterapeuta ainda constam: Sohier, Ginástica Holística, Osteopatia, Cyriax, Mulligan, Maitland, McKenzie, Estabilização Vertebral Dinâmica, Escola da Coluna, Escola de Postura, RPG e fisioterapia desportiva. 
Marcelo Ferreira, que atuou nos jogos Sul-Americanos de 2002 pelo COB e também nos jogos Pan-Americanos de 2007 explica como prevenir ou corrigir problemas de pisada. 

Para a prevenção ou no tratamento, palmilhas neles! 
Segundo Leonardo Da Vinci o pé é uma peça de engenharia e uma obra de arte, devido à sua multifuncionalidade, que permite apoio, equilíbrio, impulsão, absorção de impactos e manutenção da postura. 
Não há uma boa postura estática sem uma boa base de apoio. A região plantar é composta por vários mecanorreceptores, que analisam a mobilidade das diferentes partes do corpo, sendo essenciais para o controle postural. 
A utilização de palmilha postural promove tanto a prevenção quanto o tratamento da postura em pé. Ela visa a reduzir o valor de pico de pressão e distribuir a força de reação do solo por toda a região plantar. Eu costumo comparar o pé com as pilastras de uma casa e se essas não forem bem feitas a casa estará comprometida, ou seja, quando não cair, surgirão várias rachaduras nas paredes. Os pés, como as pilastras, são a base do corpo humano, então quando há algum problema de pisada, poderá surgir dor a nível do pé, tornozelo, joelho, quadril, sacro-ilíaca, lombar, dorsal, cervical, ombro e, até, na articulação temporomandibular (ATM). 
A palmilha postural termomoldada é oferecida nos modelos: fina, tradicional e soft (para pés diabéticos). Há também a palmilha esportiva para caminhada, corrida, apresentando na sua confecção, materiais que absorvem o impacto e outros que promovem a propulsão da marcha. A estimulação é realizada por vários tipos de peças (elementos) que são pontuais, provocando o bem-estar do indivíduo. 
Marcelo Ferreira de Almeida - fisioterapeuta 
Rua Otávio Carneiro 100/1101 - Icaraí - Niterói – Tel. 8559-1207 
Atendimento: segundas, quartas e sextas-feiras das 07 às 18 horas 

Imagem: salgadosaude.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário