quarta-feira, 1 de agosto de 2012

VIVA MELHOR SEM TPM

Muitas mulheres se acostumaram a conviver com a famosa Tensão Pré- Menstrual e o mal-estar acaba por virar uma marca registrada e muitas relações de trabalho e principalmente as relações familiares sofrem com tal descontrole feminino. Não devemos nos acostumar com o que nos incomoda! Menstruar é fisiológico, ter algumas alterações no período que antecede este evento é normal, mas sofrer uma verdadeira transformação no corpo e no humor certamente é sinal de algum desequilíbrio. 
Vários hábitos podem aumentar os sintomas de Tensão no período pré-menstrual como, por exemplo, o excesso de cafeína, a falta de atividade física, o excesso de sódio: embutidos, produtos industrializados, fast-food, baixo consumo de alimentos fonte de vitaminas e minerais. Assim como consumir em excesso pães, salgados, doces e biscoitos, o que comemos terá relação direta com a regulação de nossos hormônios. O alto consumo de gorduras saturadas e trans - encontradas em sorvetes, biscoitos doces, frituras - e um baixo consumo de gorduras que reduzem o processo inflamatório também tem relação com a piora dos sintomas neste período. 
Deixar o intestino regular é fundamental quando pensamos em mudança metabólica! Melhorar a liberação de toxinas e a absorção de nutrientes é o primeiro passo para a melhora sistêmica. Utilizar alimentos que sejam facilmente digeridos, retirando os possíveis vilões e incluindo frutas frescas, verduras e vegetais (fonte de fibras) e óleos bons: prímula e ômega 3, tem demonstrado grande resposta na TPM, assim como aumentar o consumo de alimentos fonte de Magnésio, Manganês, Vit. B6, Vit. E e Cálcio e se necessário suplementar tais micronutrientes. Pensaria ainda na necessidade de utilizar aminoácidos e fitoterápicos para a redução da ansiedade. Cada pessoa é única e as necessidades assim como a conduta vão variar de acordo com o metabolismo, a história de vida, rotina, queixa de saúde e história familiar. Mas certamente dá para se viver muito melhor com menos sintomas no período pré-menstrual! 
Bianca Innocencio - Nutricionista Clínica Funcional. 
Tel.: 2717-6875 
Blog: biainnocencio.blogspot.com 
e-mail: biainnocencio@hotmail.com 
Imagem: revistawomenshealth.abril.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário