sexta-feira, 28 de setembro de 2012

HUAP É ESPECIALIZADO EM PROCEDIMENTOS DE ALTA COMPLEXIDADE




O Hospital Universitário Antônio Pedro (Huap) é uma unidade acadêmica especial, voltada à realização de procedimentos de alta complexidade. Atualmente, o Huap trabalha em comunicação permanente com o Serviço de Atendimento Médico de Urgência (Samu), bombeiros e hospitais do entorno de Niterói. A interação ocorre por meio da Central de Regulação do Estado/Município, que é a ideia do Sistema Único de Saúde (SUS) como rede de atendimento à população. Foi também criado dentro do Huap o Núcleo Interno de Regulação (NIR), que tem a função de controlar os leitos na entrada e na saída, de forma institucionalizada e despersonalizada, obedecendo a critérios de prioridade e funcionalidade.
Segundo o diretor-geral do Huap, Tarcísio Rivello, essas medidas têm o objetivo de adequar o hospital ao perfil de casos de alta complexidade. É a maneira de racionalizar e melhor utilizar os cerca de 265 leitos disponíveis, incluindo os das UTIs neonatal e de adultos e da unidade coronariana para tratamento das 46 especialidades que o hospital atende. Dentre os seus pontos fortes, o Huap realiza hoje cirurgias altamente complexas, como as áreas de transplantes renal, de córnea e cardíacos. A maternidade é para atendimentos de alto risco e, para isso, conta com sete leitos na UTI neonatal e oito na unidade intermediária, com a mãe dando suporte.
Tarcísio Rivello explica que para o atendimento de alta complexidade é necessário que o paciente já venha com diagnóstico de outro hospital da rede municipal ou estadual ou que tenha passado pela triagem interna do NIR. Por exemplo, um paciente que chega com dor torácica provocada por infarto agudo do miocárdio é rapidamente atendido. Mas, para isso, é preciso ter duas máquinas em plantão, além da possibilidade de cirurgia cardíaca em "stand by", isto é, com equipes alcançáveis, caso a situação se complique. "Hoje, tudo isso já é feito, mas precisamos avançar mais, temos de melhorar a informação e é preciso mais investimento, mais equipes, mais centros cirúrgicos", disse o diretor-geral do Huap.
Imagem: extra.globo.com
Fonte: Superintendência de Comunicação Social da UFF

Nenhum comentário:

Postar um comentário