quarta-feira, 26 de setembro de 2012

OUTUBRO ROSA CHEGA À NITERÓI

A rede de academias Tio Sam Gym abraça a luta pela prevenção do câncer de mama



A campanha Outubro Rosa contra o Câncer de Mama, que vai iniciar no dia 29 de setembro, seguirá por todo mês de outubro movimentando a população de Niterói. A ideia veio da empresária Silvia Calil e foi abraçada pela rede de academias Tio Sam Gym Center que conquistou adesões importantes para chamar atenção para o problema. O símbolo mais marcante da campanha é a iluminação cor-de-rosa que toma conta dos monumentos e prédios das cidades durante o evento. Em Niterói a Câmara Municipal de Vereadores, o Instituto Vital Brasil além de vários shopping e hotéis se iluminarão de rosa, em apoio à iniciativa.
Na programação constam palestras, serviços médicos gratuitos (medição de percentual de gordura, aferição de pressão arterial, etc.), atividades físicas e aulas de auto exame, dadas por médicos especialistas. Também está no programa uma caminhada no calçadão da Praia de Icaraí e distribuição de lacinhos cor-de-rosa (símbolo da campanha) e camisetas.
Outubro Rosa: onde começou
É a primeira vez que a cidade participa desse movimento, que surgiu de ações isoladas nos Estados Unidos. Em 1990, aconteceu a primeira Corrida pela Cura, em Nova York e a Fundação Susan G. Komen for the Cure distribuiu, entre os participantes, laços cor-de-rosa. Inicialmente os laços rosa passaram a enfeitar as cidades; depois monumentos e prédios públicos passaram a receber iluminação cor-de-rosa, uma forma bonita para que o Outubro Rosa ficasse bem visível para a população. A iniciativa se espalhou pelo mundo com ações direcionadas a prevenção pelo diagnóstico precoce e a iluminação rosa tornou-se uma leitura visual compreendida em qualquer lugar do mundo
Outubro Rosa no Brasil 
O primeiro monumento a ser iluminado no Brasil foi o Obelisco do Ibirapuera em São Paulo, em 2002. Em 2008 o Outubro Rosa desembarca definitivamente no país por iniciativa de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama. Na ocasião monumentos históricos como o Cristo Redentor e o Santuário Nossa Senhora da Penha, no Rio de Janeiro, foram iluminados de rosa.
Confira a programação em www.facebook.com/outubrorosanitero

Fonte: Tio Sam Gym Center           Imagem: facebook.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário