quarta-feira, 12 de setembro de 2012

RIO PARAÍBA DO SUL - UM RIO SAGRADO

Seguindo o exemplo da Índia, único país no planeta a possuir rios sagrados, o professor universitário Adair Loredo, de São José dos Campos, vem promovendo uma campanha para tornar o Rio Paraíba do Sul o primeiro rio reconhecido como sagrado pela igreja católica, em todo o mundo. 
O professor justifica sua campanha com a aparição de Nossa Senhora da Conceição Aparecida, em 1717, nas águas do Paraíba. “Não é à toa que Nossa Senhora é considerada pelo Vaticano e pelo governo federal, a padroeira do Brasil”, disse Loredo a Julio Ottoboni, do UOL, em São José dos Campos (SP). O professor está buscando o apoio do presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dom Raymundo Damasceno Assis, para uma possível consagração do Paraíba durante a visita do papa Bento XVI, em 2016. 
O objetivo da campanha é promover uma discussão, em nível internacional, que desperte uma nova consciência ambiental sobre o uso da água. “Quando se polui a água na verdade está se profanando um dos elementos mais sagrados para a manutenção de toda a vida no planeta”, disse Loredo. 
Única fonte de abastecimento de água para 12 milhões de pessoas 
O Rio Paraíba nasce na Serra da Bocaina (SP) e deságua na praia de Atafona, no município de São João da Barra (RJ) após percorrer 1.137 quilômetros. Durante esse trajeto, segundo dados recentes da Agência Nacional das Águas (ANA), apenas 21% do esgoto dessa importante bacia são tratados. O rio ainda sofre com o desmatamento da mata ciliar, com a retirada de areia e com o despejo de resíduos industriais, que já causaram tragédia. Um acidente no reservatório da Indústria Cataguases de Papel, em 2003, despejou 500 milhões de litros de substâncias tóxicas no Ribeirão Cágado que, através do Rio Pomba, chegaram ao Paraíba do Sul matando toneladas de peixes. O Paraíba do Sul é a única fonte de abastecimento de água para 12 milhões de pessoas, apenas no Estado do Rio, incluindo a capital. Em Barra do Piraí, dois terços da vazão de água do rio são desviados para o Guandu que abastece cerca de nove milhões de pessoas na Região Metropolitana. A água é o maior bem da humanidade. Se estivéssemos conscientes desse fato, deixaríamos seus leitos, grandes ou pequenos, correrem livres e limpos, como deveria ser. Simplesmente por amor à vida.
Na imagem: Trecho do Rio Paraíba em São Fidélis (RJ)
Imagem: Rafael Sardenberg

Nenhum comentário:

Postar um comentário