quarta-feira, 31 de outubro de 2012

AULA DE QUÍMICA NA COZINHA


A professora Alexandra Anastacio Monteiro Silva, do Setor de Ciências dos Alimentos da Faculdade de Nutrição da Universidade Federal Fluminense, irá realizar o projeto Química na Cozinha no Centro de Educação para Jovens e Adultos - Madureira (Ceja Madureira), a partir de janeiro de 2013, com duração prevista de um ano. Aprovado pela Secretaria Estadual de Educação do Rio de Janeiro, o projeto recebeu financiamento da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj), no valor de R$ 27,6 mil. O objetivo é valorizar e estimular o ensino e a aprendizagem de química nas escolas por meio de uma proposta inovadora que retira o aluno do ambiente limitado dos laboratórios e o leva para o ambiente da cozinha, muito comum e conhecido por todos.
Acredita-se que, com materiais e equipamentos mais acessíveis às escolas públicas, que sofrem com a falta de laboratórios, os estudantes sintam-se mais motivados em seu aprendizado ao participarem de aulas que mostram na prática a importância da química no dia a dia.
Participarão do programa 768 alunos voluntários matriculados no ensino médio do Ceja Madureira. A cada semana, dois grupos, cada um com oito alunos, terá aulas práticas sobre Química na Cozinha, sendo formados 96 grupos até o final do estudo dessa nova proposta de ensino. O número reduzido de alunos por grupo torna-se necessário devido à pequena dimensão da área disponível para as atividades práticas na escola. O Ceja Madureira, dirigido por Léia Monteiro Silva, tem cerca de 2,5 mil alunos matriculados na modalidade de ensino semipresencial.
Outras informações: (21) 2629-9850.
Imagem: coloqueaki.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário