quarta-feira, 10 de outubro de 2012

OUTUBRO ROSA NITERÓI - 2ª SEMANA

A Câmara de Vereadores, o Museu de Arte Contemporânea (MAC), as academias TIO SAM, Quality Hotel, restaurante Petrus Sushi Club e shoppings entraram na onda rosa, contra o câncer de mama. No próximo dia 15, será a vez do Bay Market, que vai ganhar iluminação especial na fachada e realizar atividades educativas e de saúde e corte de cabelo. E no final do feriadão, crianças vão poder curtir brinquedos infláveis do Espaço Aventura, em Camboinhas, enquanto estrelas do futebol profissional vão jogar com a camisa da campanha Outubro Rosa Niterói. Fernando Prass, Fabio Augusto, Roberto Brum, Fabiano Eller, Marco Brito, Silvio Luiz e outros farão partida contra alunos e professores da academia TIO SAM – Camboinhas ((R. Professor Florestan Fernandes, 1625 Camboinhas), com entrada gratuita, às 11h do dia 15. A ideia é chamar atenção para a necessidade de autoexame. 
No dia seguinte, (16/10), terça-feira, haverá palestra com a médica mastologista Thereza Cypreste (Adama), no Clube Central (Praia de Icaraí), a partir das 16h. Entrada gratuita. Ela falará sobre conhecimento corporal: você conhece suas mamas? “O autoexame é importante, uma vez que 80% das lesões são descobertas pelo próprio paciente, entretanto, não substitui a mamografia. Só ela é capaz de detectar lesões em fase inicial, muito pequenas, medindo milímetros. E deve ser realizada até o fim da vida”, explica. Drª Thereza diz que é importante guardar as mamografias e apresentá-las sempre ao mastologista. “O exame nunca deve ser jogado fora, é a maneira que o médico tem de comparar as mamas ao longo dos anos.” 
De acordo com dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca), estima-se que este ano serão descobertos 52.680 novos casos da doença com uma margem de óbitos de 15,55%. O tratamento do câncer de mama varia de caso a caso. As terapias mais indicadas são quimioterapia (uso de medicamentos para matar as células malignas), radioterapia (radiação), hormonoterapia (medicação que bloqueia a ação dos hormônios femininos) e cirurgia, que pode incluir a remoção do tumor ou mastectomia (retirada completa da mama). “Quanto mais cedo for detectado o câncer, melhor é resposta ao tratamento e menor é o seu custo”, ressaltou a médica, fundadora da ONG Associação dos Amigos da Mama. 
No restaurante Petrus Sushi Club, a equipe de garçons vestiu a camisa da campanha, literalmente. Iniciativa da empresária Silvia Calil/TIO SAM GYM CENTER, a programação do Outubro Rosa Niterói vai até o dia 27. 
Para saber mais: facebook.com/outubrorosaniteroi
Imagem: cedida por Beth Esteves

Nenhum comentário:

Postar um comentário