quinta-feira, 22 de novembro de 2012

NITERÓI 439 ANOS

Na edição de novembro do ano passado a equipe do EI! foi às ruas conversar com algumas pessoas para saber como elas viam a cidade, em seus 438 anos. 
Na época, os problemas levantados foram: a segurança pública; o trânsito caótico; a precariedade do transporte coletivo; as calçadas mal conservadas; a falta de cuidado com as praças públicas; a poluição das praias e as barracas improvisadas, na orla de Icaraí. 
Apesar de reconhecer a beleza natural da cidade, uma fala foi unânime: “Falta muito para Niterói fazer jus à sua vocação turística”. De lá para cá, o que mudou? 
Projetos para transformar a cidade não faltam. Eles foram apresentados no aniversário passado mostrando uma Niterói moderna e sem problemas, para daqui a 30 anos. Segundo o projeto, o alargamento de algumas vias e alterações no fluxo ajudarão a desafogar o trânsito. Para combater as enchentes, o sistema de drenagem das águas pluviais poderá ser substituído por outro mais eficiente. 
Mas, enquanto a Niterói do futuro não chega é preciso fazer uma cuidadosa manutenção da Niterói de hoje. E isso não está acontecendo. Os desafios saltam aos olhos. Caminhando pelas ruas qualquer um vê o trabalho que precisa ser feito. Esse é o cuidado que o niteroiense que ver todos os dias do ano. 
Esse é o presente que a cidade merece receber pelos seus 439 anos.
Imagem: Rafael Sardenberg

Nenhum comentário:

Postar um comentário