sexta-feira, 9 de novembro de 2012

OFICINA DE GRAFITE NO CAMPO DE SÃO BENTO

DOMINGO 11 DE NOVEMBRO - PHILOSOFFITI OFICINA DE GRAFITI 
Com Lya Alves. 
Publico: a partir de 14 anos 
Local: Campo São Bento 
HORA: 10h
Gratuito 
Liberté, Egalité, Fraternité 
A oficina visa oferecer ao aluno o primeiro contato com o mundo do graffiti e da arte de rua, iniciando o aluno no spray e no stencil. O foco principal é o reconhecimento do graffiti como linguagem e expressão urbana, e o diálogo com conceitos filosóficos. Após uma breve reflexão sobre o slogan da Revolução Francesa; "Liberdade, Igualdade e fraternidade", os participantes farão três painéis sob a orientação da grafiteira Lya Alves.
Lya Alves 
Artista urbana e grafiteira. Nasceu em São Gonçalo e vive em Niterói. Começou a pintar em 2002, e a grafitar em 2008. Fez Filosofia da Arte Contemporânea (extensão-UFF). É idealizadora da oficina de graffitti Philosoffiti, autora/ilustradora da história em quadrinhos Guerreiros de Deus e escreve uma coluna de arte cristã para o blog Púlpito Cristão. É artista agenciada da Rede Nami (Rede Feminista de Arte Urbana). Dentre seus trabalhos mais importantes estão os painéis: na Fundação Roberto Marinho, no Teatro Ziembinski, no CEDIM, e no 2º Kolirius Internacional em Macaé. 
Mesmo quando utiliza diferentes mídias como telas, instalações, quadrinhos e outros suportes, busca expressar em seu trabalho a essência brasileira, a alegria contagiante, a esperança, e também medos e pesadelos. A alma humana é seu foco principal, e o realismo é a ferramenta para expressar emoções e sentimentos. Lya Alves é antes de tudo uma pessoa apaixonada, que flui através de sua arte. Sua busca incansável pela beleza reflete essa paixão pela vida, que transcende a matéria e toca o divino. Vida, morte, resurreição, seu universo gráfico simboliza o mundo espiritual, e é carregado de crítica social e reflexões teológicas. Estruturas incandescentes, cidades celestiais, nuvens, rios, vapor, neons, fogo, água, antropomorfismos, pessoas etéreas e espíritos iluminados fazem parte do seu imaginário. 
As telas de Lya Alves podem ser vistas em coleções particulares e em instituições onde a artista participou com exposições, no Rio de Janeiro, na Itália, Uruguai e em Portugal. seus graffitis estão em Niterói-RJ e em Belo Horizonte, Minas Gerais. A artista fundou a Intercâmbio Cultural Arts, empresa responsável pelo envio de trabalhos de artistas brasileiros a Portugal, Itália, Japão e outros países através da parceria com a L’Agenzia de Arte (Portugal), Centro Culturale Casatani (Itália) e IAPAJ (Japão). Organizou e produziu intercâmbios culturais como a MundiArt, que ocorreu em 3 edições e reuniu obras de artistas nacionais e internacionais. Participou de competições onde foi premiada por suas telas, recebeu medalha de mérito cultural em São Gonçalo,e foi homenageada na Câmara Municipal de Niterói. 
Blog: lyaalves.blogspot.com.br
Imagem: cedida pela Aliança Francesa de Niterói

Nenhum comentário:

Postar um comentário